Álex Baena mentiu: justiça espanhola arquivou queixa contra Fede Valverde
Os alegados acontecimentos tiveram lugar no parque de estacionamento do Santiago Bernabéu, após o jogo da liga entre o Real Madrid e o Villarreal. De acordo com os relatos, Valverde, acompanhado por Álvaro Odriozola, esperou por Baena no local após o jogo para lhe dar um murro.
O problema surgiu quando os tribunais analisaram os vídeos das câmaras do estádio fornecidos pelo Real Madrid. Neles, o uruguaio não aparece acompanhado pelo seu colega de equipa, como o jogador 'groguet' afirmou no seu depoimento.
Com base nisso, o 48.º Tribunal de Instrução de Madrid determinou que o relato do ex-jogador do Girona não se enquadra nas provas, incorrendo, portanto, em graves inconsistências na hora de testemunhar. Por conseguinte, a queixa foi arquivada.
Baena não só mentiu perante os tribunais, como também mentiu perante o seu clube, que o defendeu cegamente ao longo de todo o processo. O Villarreal, pressionado pelo seu jogador, declarou no seu comunicado de imprensa que "Fede Valverde tinha admitido a agressão à polícia", o que nunca aconteceu.
O juiz de instrução da justiça desportiva propôs ao Comité da Competição uma pena de cinco jogos de castigo para o médio merengue e, apesar do arquivamento do processo, esta proposta poderá ir por diante, pelo que o internacional uruguaio vai falhar o início do campeonato pela equipa de Carlo Ancelotti.