Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Análise: As credenciais de campeão do Girona antes do jogo com o Real Madrid

Girona tem surpreendido tudo e todos esta época na LaLiga
Girona tem surpreendido tudo e todos esta época na LaLigaAFP
Um clube catalão a lutar pelo título da liga espanhola está longe de ser uma surpresa, mas o facto de esta época esse clube ser o Girona, e não o Barcelona, é que se torna uma novidade inédita.

Girona está a disputar a quarta temporada na primeira divisão da história do clube, e esse cenário parecia improvável há apenas dois anos, quando o Girona terminou em sexto lugar na segunda divisão, mas conseguiu surpreender tudo e todos nos play-offs de promoção.

No entanto, ninguém poderia esperar que o clube catalão conseguisse superar o décimo lugar da temporada passada, ultrapassando Atlético Madrid e Barcelona, que estão a oito e seis pontos dos comandados de Míchel Sánchez, respetivamente.

A 15 jornadas do fim do campeonato, o Girona ocupa o segundo lugar, com 56 pontos, o melhor registo de pontos da LaLiga, e uma vitória na visita ao Real Madrid, no sábado à noite, permitiria mesmo ao clube da capital regressar ao topo da classificação.

O Girona marcou o maior número de golos até agora na LaLiga
O Girona marcou o maior número de golos até agora na LaLigaOpta by StatsPerform

O Girona é a equipa mais produtiva da primeira divisão espanhola, com 52 golos marcados nos 23 jogos disputados esta época. O magnífico início de temporada - com 19 pontos em 21 possíveis nas primeiras sete rondas - foi definitivamente interrompido por uma derrota esmagadora por 0-3 no Estadi Montilivi, contra o Real Madrid.

Os merengues continuam a ser a única equipa a vencer o Girona na LaLiga esta época, o que significa que estão invictos na competição desde essa derrota, com 11 vitórias e quatro empates nos últimos 15 jogos do campeonato.

A espetacular vitória por 4-2 sobre o Barcelona mostrou que o Girona é capaz de derrotar as grandes equipas, mas será que a equipa está mais preparada para enfrentar o líder Real Madrid?

O treinador do Girona, Michel Sánchez, nascido em Madrid, implementou com sucesso um estilo de jogo lento e intrincado desde a sua nomeação em 2021. Um estilo que faz lembrar o apogeu do futebol espanhol entre 2008 e 2012, quando a seleção nacional ganhou três grandes títulos consecutivos, jogando o seu famoso futebol "tiki-taka".

Em média, apenas as sequências de jogo aberto do Real Madrid (4,9) e do Barcelona (4,7) consistem em mais passes do que as sequências do Girona (4,3) na LaLiga esta época. A duração média de uma sequência do Girona na Liga é de 12,4 segundos, a terceira mais longa apenas a seguir ao Barça (13,7 segundos) e ao Real Madrid (13,6 segundos), o que mostra mais uma vez que a equipa de Míchel é muito paciente na preparação dos seus ataques.

Comparações de passes das equipas na LaLiga
Comparações de passes das equipas na LaLigaOpta by StatsPerform

Apenas o Real Madrid registou pelo menos tantos ataques de construção na LaLiga esta época (127) como o Girona (87), que consegue ficar à frente do Barcelona neste ranking (86 ataques de construção).

Provavelmente, o mais impressionante é ver o Girona converter nove desses ataques em golo, o maior número da LaLiga esta época, e mais do que os dois suspeitos do costume juntos, Real Madrid e Barcelona, que têm apenas quatro cada.

Na verdade, apenas o Bayern Munique pode igualar o número de golos do Girona nas cinco principais ligas, e com três equipas no topo da tabela, o Bayer Leverkusen de Xabi Alonso (7), o Paris Saint-Germain de Luis Enrique (7) e o Inter de Simone Inzaghi (8), completando os cinco primeiros, Míchel e os seus comandados estão em boa companhia.

O Girona lidera a liga em golos de bola parada
O Girona lidera a liga em golos de bola paradaOpta by StatsPerform

O Real Madrid deve manter o adversário longe da sua baliza no próximo sábado, uma vez que o Girona só precisa de meia oportunidade para fazer golo.

Em comparação com todas as outras equipas nas cinco maiores competições europeias desta época, o Girona é a equipa com a melhor taxa de conversão de remates, marcando com 17,5% das suas tentativas na LaLiga (52 golos, 297 remates).

Além disso, o seu desempenho superior em 11,2 golos esperados - 52 golos contra 40,8 xG - é também a maior diferença positiva entre todas as equipas das cinco principais ligas. O Real Madrid supera o Girona na maioria das estatísticas ofensivas, mas marcar golos parece ser o Especial do Chef na Catalunha.

O Girona tem sido letal na frente do gol nesta temporada
O Girona tem sido letal na frente do gol nesta temporadaOpta by StatsPeform

Quando se examina os jogadores por trás da impressionante forma de marcar golos do Girona, chamam a atenção o artilheiro ucraniano, Artem Dovbyk, e o jovem brasileiro Sávio. O ucraniano Artem Dovbyk e o jovem brasileiro Sávio fizeram sete assistências, dividindo o primeiro lugar do ranking com Toni Kroos, do Real Madrid.

Sávio, que tem apenas 19 anos e está a jogar a sua primeira época completa ao mais alto nível, é o único adolescente com pelo menos 10 golos nas cinco principais ligas europeias esta época (12 - sete golos, cinco assistências). Ainda mais impressionante é o número de assistências esperadas de Savio em comparação com todos os outros jogadores na Europa: o seu xA de 7,03 é o melhor entre todos os jogadores que jogam nas divisões mais altas de Inglaterra, Itália, Alemanha, França e Espanha esta época.

Com cinco das sete assistências de Sávio na LaLiga a surgirem após um transporte de bola (percorrer mais de 5 metros com a bola nos pés), a arma mais importante de Sávio é óbvia: o drible.

Apenas Leroy Sané (76) e Matías Soule (70) completaram mais dribles do que Sávio (62) nas cinco maiores ligas da Europa esta temporada. Numa equipa que se orgulha de jogar de forma lenta e complexa, é Sávio que acrescenta um toque de imprevisibilidade, uma vez que completou mais 25 dribles no meio-campo adversário (45) do que qualquer outro jogador do Girona. Os defesas do Real Madrid estão avisados.

Sávio tem estado em grande forma pelo Girona
Sávio tem estado em grande forma pelo GironaOpta by StatsPerform

O surgimento de Sávio vem depois de ter recebido apenas 94 minutos de futebol na primeira divisão na última temporada, emprestado ao PSV Eindhoven, e ele não é o único avançado do Girona a encontrar alguma forma de redenção em 2023/2024.

Dovbyk começou a época como um dos suplentes de Míchel, mas precisou de menos de 10 minutos para marcar o seu primeiro golo na LaLiga (entrou ao minuto 64 na 1.ª jornada, com golo ao minuto 72).

Foram necessários mais três jogos como suplente para convencer Míchel das suas credenciais como titular. Mas desde a sua estreia na competição, em meados de setembro, Dovbyk não voltou a olhar para trás. Em 17 partidas na primeira divisão, ele participou diretamente de 18 golos, marcando 13 e fazendo cinco assistências.

O seu total de 14 golos na LaLiga só é igualado por Jude Bellingham, o que levanta a questão: quem lidera a tabela de goleadores e a tabela da LaLiga após a noite de sábado?

Siga o Real Madrid-Girona no Flashscore