Análise: Cinco jovens desconhecidos que já estão a deixar a sua marca na LaLiga
No caso de Lamine Yamal e Nico Williams, estes atingiram verdadeiramente o nível seguinte ao longo da época passada, antes de conquistarem o Euro-2024 com a seleção espanhola. Da mesma forma, jogadores como Sergio Camello, Pau Cubarsí e Álex Baena ajudaram a Espanha a conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, depois de fortes campanhas nacionais. Agora, no início desta nova época, já estamos a ver vários jovens a mostrarem do que são capazes. Aqui, damos uma olhada em cinco jovens jogadores que se destacaram nas primeiras semanas da temporada.
Pablo Barrios (Atlético de Madrid)
O médio do Atlético de Madrid está a destacar-se esta temporada, comandando o meio-campo dos Rojiblancos. É o pivô da equipa de Diego Simeone quando joga, capaz de roubar a bola e distribuí-la, ao mesmo tempo em que combina com os companheiros e avança. Barrios é o homem que dá equilíbrio ao Atleti e começou bem a nova temporada.
O extremo do Real Valladolid é outro que chamou a atenção no início da nova época, graças ao seu drible, à sua coragem e à sua verticalidade. Jogou bem desde o início da época, com vontade de mostrar o que sabe fazer a este nível, e foi o seu golo que deu a única vitória ao Real Valladolid nesta LaLiga.
O canário também se destacou pela sua personalidade em campo e pela sua capacidade de marcar golos. O jovem abriu o marcador na partida contra o Real Madrid e fez os merengues sofrerem durante todo o jogo. Até ao momento, é o segundo melhor jogador da LaLiga em remates à baliza, o que demonstra a importância do seu papel nos Amarillos. O seu nível levou-o a ser convocado para a seleção espanhola sub-21, mas teve de regressar mais cedo devido a uma lesão.
Williot Swedberg (Celta de Vigo)
O sueco surgiu como um jogador importante a ser observado nas primeiras semanas desta temporada. Cresceu muito desde a sua chegada à LaLiga e agora é um dos principais jogadores do seu clube, onde tem sido decisivo no ataque, ao lado de Iago Aspas e Óscar Mingueza. Nas primeiras quatro jornadas, marcou um golo e fez uma assistência, além de ter rematado sete vezes entre os postes, o que faz dele uma das ameaças ofensivas mais consistentes da competição. Swedberg tornou-se claramente um jogador indispensável para o treinador Claudio Giráldez.
O jovem argentino é mais uma das surpresas da LaLiga, já que, com a sua grande movimentação, o seu espírito de luta e a sua qualidade, começou bem a nova temporada. Agora no Espanhol, é claramente um dos seus melhores jogadores e foi o herói do clube catalão na quarta jornada, quando marcou um golo no final da partida contra o Rayo Vallecano e deu à sua equipa a primeira vitória da época. Com apenas 20 anos, começou a época de 2024/25 de forma brilhante.
Outros jogadores em destaque
Para além destes cinco jogadores, há outros jovens que estão a fazer grandes coisas. Jogadores como Christantus Uche, Juanlu Sánchez, Yarek Gąsiorowski, Mikel Jauregizar, Marc Bernal e Marc Casadó também desempenharam um papel importante no início do campeonato. Marc Bernal foi um dos melhores jogadores do Barcelona nas primeiras semanas da época, embora uma lesão em Vallecas o tenha agora excluído. O seu substituto é Casadó, que também está a ter bons minutos com o Barça.
Por sua vez, Uche foi um dos destaques de toda a competição, já que o seu excelente início valeu-lhe a titularidade no Getafe. E ainda há Juanlu Sánchez, outro dos heróis da equipa olímpica, que marcou o golo da vitória contra Marrocos em França. Com tantos jovens talentos a despontar, é evidente que a LaLiga terá jogadores de qualidade durante muito tempo.