Análise: LaLiga recupera o poder económico com mercado cheio de nomes sonantes
O mercado da LaLiga chegou ao fim. Depois de algumas semanas com muito movimento, a competição pode concentrar-se no jogo. As transferências, os rumores e os mexericos de corredor acabaram. Real Madrid, Atlético e Barcelona reforçaram os plantéis com contratações milionárias. Outros clubes com menos poder de compra, como o Rayo Vallecano e o Girona, optaram por outras estratégias para melhorar as equipas antes de uma época longa e cansativa.
A estrela do mercado é o Atlético de Madrid. O clube espanhol optou por contratar Julián Álvarez para ser um jogador-chave no ataque. O argentino queria espaço e protagonismo e Simeone precisava de um avançado com as suas caraterísticas. Le Normand, Gallagher, Sorloth, Lenglet (emprestado) e Musso são os outros reforços. A direção gastou cerca de 185 milhões no verão.
Mbappé finalmente em Madrid
Entretanto, em Chamartín, o Real Madrid concretizou uma das contratações mais aguardadas dos últimos anos. Mbappé assinou como jogador livre com os Merengues, que também optaram por trazer Endrick e terminar o seu empréstimo ao gigante brasileiro Palmeiras. O francês ainda não marcou o primeiro golo na LaLiga com a camisola blanca. O jovem carioca, por outro lado, marcou o terceiro gol do Madrid contra o Valladolid no Santiago Bernabéu.
Um defesa ficou de fora apesar das dúvidas defensivas. Na época, Laporte foi mencionado, mas não conseguiu encontrar uma maneira de deixar a Arábia Saudita. Yoro era outra alternativa, mas o francês decidiu partir para o Manchester United.
Barça confia em Dani Olmo
O Barcelona também não tem estado parado no verão. Dani Olmo, um dos melhores jogadores do Euro-2024, aterrou em Barcelona por um negócio de 55 milhões de euros e já se estreou como goleador ao marcar o 1-2 em Vallecas.
As opções de Chiesa, contratado pelo Liverpool, Coman, que decidiu ficar no Bayern, Luis Diaz, um jogador-chave para o Liverpool de Klopp, ou Bajcetic, que foi estudado como substituto do lesionado Marc Bernal, ficaram pelo caminho.
Novas caras importantes
O mercado na LaLiga deixou importantes contratações para além das equipas poderosas. James Rodríguez, MVP da Copa América e vice-campeão do torneio com a Colômbia, assinou como agente livre com o Rayo Vallecano. O Leganés anunciou a contratação de última hora de Haller, um avançado poderoso que vem para Espanha para mostrar o que sabe fazer.
O Girona, por outro lado, fez do colombiano Yáser Asprilla o reforço mais caro de sua história - 18 milhões de euros mais variáveis, que pode subir até aos 25 milhões de euros. Os catalães, da mesma forma, anunciaram Danjuma por empréstimo para jogar na Liga dos Campeões. O Betis contratou Lo Celso, um velho conhecido que chega ao Benito Villamarín para substituir Fekir. Os andaluzes também contrataram Roque por empréstimo, um brasileiro que quer vingar-se depois de ter sido "esquecido" pelo Barça. O Sevilha manteve Saúl.