Ander Capa (ex-Levante) assina pelo clube da sua cidade natal, que joga na terceira divisão
Ander Capa vai jogar no Portugalete, que está no Grupo 4 da Tercera RFEF. Não foi nem a categoria nem, obviamente, o aspeto financeiro que tornaram esta contratação uma realidade; é preciso olhar para as origens do jogador para compreender esta decisão: é a equipa da sua cidade natal, pelo que o fator sentimental foi fundamental.
Depois de ter sido promovido com a Sociedad Deportiva Eibar à LaLiga e de ter jogado várias épocas na primeira divisão, o lateral foi para o Athletic Club de Bilbao, onde se manteve durante vários anos. No entanto, com a chegada de Marcelino García Toral, foi relegado para o ostracismo (apenas quatro minutos em toda a época 2021/22).
Já sem lugar na equipa de San Mamés, foi para a equipa do Granota com o objetivo de voltar a sentir-se um futebolista. No seu regresso à segunda divisão, Capa acumulou um total de 21 jogos numa equipa que aspirava a subir e que nem sequer disputou os playoffs. Em fevereiro, após a saída de Calleja, perdeu o lugar na equipa principal.
A sua nova realidade é muito diferente em todos os aspetos: desde o salário e as condições dos relvados até à ausência de VAR e ao menor número de adeptos. No entanto, o jogador está numa equipa que ainda não conheceu a derrota e está a apenas um ponto do líder S.D. Deusto.