Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Antevisão da LaLiga: Pressão sobre o Barcelona aumenta com a receção ao Atlético Madrid

Atualizado
Xavi está a ser pressionado no campeonato espanhol
Xavi está a ser pressionado no campeonato espanholReuters
O Barcelona e o Atlético Madrid defrontam-se no domingo, no jogo mais importante do fim de semana da LaLiga, com ambas as equipas a ficarem atrás dos líderes Real Madrid e Girona e a quererem provar que estão preparadas para se manterem na corrida ao título.

O Atleti e o Barça estão empatados com 31 pontos, quatro a menos do que o Real e o Girona, que jogam no sábado.

Se o Real vencer o Granada e o Girona superar o Valência, ambos ficarão com uma confortável vantagem de sete pontos no confronto entre os rivais no Estádio Olímpico de Barcelona.

O campeão Barcelona e o Atlético chegam ao jogo em situações bem diferentes.

O Atlético tem sido uma das equipas mais impressionantes do futebol europeu esta época.

Normalmente conhecido pelo seu sistema defensivo fiável, uma marca registada do treinador Diego Simeone desde que assumiu o clube, há uma década, e levou-o a duas finais da Liga dos Campeões, o Atlético está agora a impressionar com o seu poder de fogo ofensivo.

Jogos da 15.ª jornada da LaLiga
Jogos da 15.ª jornada da LaLigaFlashscore

É a equipa mais goleadora da Liga dos Campeões, juntamente com o Manchester City, ambos com 15 golos em cinco jogos, e o avançado Álvaro Morata está empatado com Erling Haaland e Rasmus Hojlund, do Manchester United, como os melhores marcadores da competição, com cinco golos.

O Atlético lidera o Grupo E e garantiu um lugar nos oitavos de final, a uma jornada do fim.

A sua forma na LaLiga também é boa, uma vez que venceu oito dos últimos nove jogos, liderado por um inspirado Antoine Griezmann, que está em segundo lugar na tabela dos melhores marcadores, com nove golos, atrás de Jude Bellingham, do Real Madrid. O Atlético também tem um jogo a menos do que todos os seus principais rivais.

Após a vitória por 3-0 sobre o Feyenoord, na Liga dos Campeões, na terça-feira, o Atlético chegou aos 45 golos em 18 jogos em todas as competições esta época, uma média de 2,5 por jogo.

É o melhor número de golos que o Atlético registou após 18 jogos em 11 anos sob o comando de Simeone, melhor do que os 43 que marcou na época de 2013/14, quando Diego Costa e David Villa o levaram ao título da LaLiga.

Classificação da LaLiga
Classificação da LaLigaFlashscore

O Atlético viaja para Barcelona com uma série de quatro vitórias consecutivas em todas as competições, enquanto os anfitriões estão sob a pressão de adeptos exigentes, que não estão satisfeitos com a forma da equipa de Xavi Hernandez, que não conseguiu vencer quatro dos últimos oito jogos da LaLiga.

Todos os 11 pontos conquistados pelo Barça nos últimos oito jogos da LaLiga foram conseguidos graças a vitórias ou empates nos últimos 15 minutos do jogo.

"Ganhei um passe para ter paz de espírito até domingo", brincou Xavi, depois de o Barça ter lutado para vencer o FC Porto por 2-1, na terça-feira, e chegar aos oitavos de final da Liga dos Campeões pela primeira vez em três anos.

"É um passo que dá confiança, moral... Sinto-me satisfeito... Estou tranquilo... Mas não é uma libertação como muitos podem sugerir, não sou um prisioneiro", acrescentou o treinador.

Xavi estava a brincar, mas provavelmente não precisaria de o fazer se a sua equipa estivesse numa situação diferente.

A equipa tem um jogo muito difícil contra o Atlético no domingo. Uma vitória aliviaria a pressão, mas outra deceção poderia fazer com que a classificação para a Liga dos Campeões fosse rapidamente esquecida.

Siga o Barcelona-Atlético Madrid no Flashscore