Antevisão LaLiga: Barcelona enfrenta Valência sob pressão após derrotas com Antuérpia e Girona
A vitória sobre o Atlético de Madrid foi esquecida após a derrota por 2-4 em casa para o surpreendente líder da LaLiga e rival local, o Girona, no domingo, seguida da chocante derrota por 2-3 na Liga dos Campeões, na quarta-feira, frente ao último classificado do Grupo H, o Antuérpia.
Apesar de o Barcelona já ter conquistado o primeiro lugar e um lugar nos oitavos de final, pela primeira vez em três anos, o fracasso na Bélgica, sem dúvida o seu pior desempenho esta época, aumentou o escrutínio do treinador Xavi.
A derrota seguiu-se a uma polémica na lista de convocados que fez manchetes na véspera do jogo, com Xavi e o diretor de futebol Deco a terem de negar a alegada interferência do presidente do clube, Joan Laporta, na escolha dos jogadores que iriam viajar para o compromisso europeu.
Inicialmente, o treinador optou por fazer descansar jogadores como Ilkay Gundogan, Robert Lewandowski, Frenkie De Jong e Ronald Araújo, mas horas depois de a lista ter sido divulgada, o clube anunciou alterações ao plantel, deixando de fora apenas De Jong.
"O que fizemos foi uma decisão consensual. Não é que o treinador esteja numa situação má e o presidente ou Deco numa situação boa", disse Xavi, visivelmente irritado, na conferência de imprensa, na quarta-feira.
"Decidimos, depois podem tirar conclusões ou criticar, mas, por dentro, não temos qualquer problema. Temos de ser críticos e tentar melhorar, não há outra forma de o fazer... as vibrações não são boas, estamos numa má fase e temos de ultrapassar isto e pensar no sábado, que é o mais importante", acrescentou o treinador do Barcelona.
O Barcelona é o quarto classificado e está empatado, com 34 pontos, com o Atlético, que tem um jogo a menos do que o seu rival mais próximo.
O Atlético Madrid visita o Athletic Bilbao, quinto classificado com 29 pontos, e invicto nos últimos oito jogos em todas as competições.
O Real Madrid caiu para o segundo lugar, com 39 pontos, após o empate (1-1) com o Real Betis, e recebe o Villarreal no domingo.
O Girona, que tem dois pontos de vantagem, recebe o Alavés na segunda-feira. O Girona, que tem um ponto de vantagem, recebe o Alavés na segunda-feira. O clube recuperou a liderança do Campeonato Espanhol e acredita que poderá disputar o primeiro título da competição apenas duas temporadas depois de ter sido promovido à primeira divisão.