Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Aposta de Hansi Flick nas camadas jovens do Barcelona é séria

David Olivares
Pau Víctor festeja o seu golo em Pamplona com Gerard Martín
Pau Víctor festeja o seu golo em Pamplona com Gerard MartínCÉSAR MANSO / AFP
Não deu certo em Pamplona, especialmente porque os jogadores do Osasuna estavam num nível extraordinário, mas a confiança que o técnico alemão deposita nos jogadores mais jovens do Barcelona é uma estratégia que pode acabar por dar certo.

E a verdade é que, em tempos de crise económica, não há outra opção senão recorrer às camadas jovens. E o Barcelona tem um enorme potencial em La Masia.

Se nos últimos anos Pedri e Lamine Yamal (campeões europeus com a Espanha, com apenas 21 e 17 anos) e Gavi (agora recuperado da grave lesão) foram consagrados, a chegada de Hansi Flick à Ciudad Condal significou mais um passo em frente.

Pau Cubarsí, que se estreou com Xavi e conquistou o ouro olímpico este verão, tem vindo a ganhar peso na equipa. Iñaki Peña, forçado neste caso pelo alemão devido à lesão de Ter Stegen, também.

Jogadores como Sergi Domínguez (defesa-central) e Gerard Martín (lateral-esquerdo) na defesa, Marc Casadó no meio-campo e Pablo Torre e Pau Víctor no ataque começam a ser frequentes nos esquemas do treinador alemão, embora por vezes os alinhamentos sejam condicionados por lesões.

A todos eles há que acrescentar Marc Bernal, que estava a ganhar minutos, e no jogo contra o Rayo rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo, o que significou o adeus à temporada.

Oito mais quatro canteranos no El Sadar

No El Sadar, o Flick pôs em campo oito jogadores formados nas camadas jovens do Barça: Iñaki Peña, Sergi Domínguez, Pau Cubarsí, Gerard Martín, Eric García, Pedri, Pablo Torre (formado no Racing, mas que chegou às camadas jovens do Barcelona) e Pau Víctor. Para além disso, Lamine Yamal, Alejandro Balde, Marc Casadó e Héctor Fort entraram na segunda parte.

Embora as coisas não tenham corrido bem e o Barcelona tenha sofrido a sua primeira derrota na LaLiga, Pau Víctor estreou-se a marcar e o segundo golo foi marcado por Lamine Yamal.