Baldé: "O meu sonho sempre foi chegar à equipa principal e agora tornou-se realidade"
Alejandro Baldé (19 anos) será o lateral esquerdo do Barcelona até 2028. O clube, que temia o interesse dos gigantes europeus no jogador, prolongou o seu contrato por mais cinco anos, na esperança de o transformar num dos melhores jogadores na posição, um daqueles que tantas alegrias deram aos adeptos blaugrana nas últimas décadas.
Xavi Hernández, um jogador histórico e um treinador que está a marcar uma mudança de ciclo no Barça, é um dos responsáveis pela explosão do atleta. Balde, no total, disputou 56 jogos como Culé, destacando-se pela versatilidade, boa capacidade ofensiva e saltos.
"Estou no clube há 13 anos e só tenho boas recordações. Quando cheguei aqui, com apenas seis ou sete anos, o meu sonho sempre foi chegar à equipa principal e hoje, finalmente, tornou-se realidade. Só tenho palavras de agradecimento para todas as pessoas que me ajudaram neste processo. Acima de tudo à minha família, que é quem me acompanha dia após dia. A ti também, presi, por tornares isto possível e ao treinador pela confiança que me dá todos os dias", disse o jogador na cerimónia de renovação.
Balde também deixou uma mensagem de tranquilidade. Aos 19 anos, o jogador geriu na perfeição a intensidade de jogar no Barça e tem tempo para se afirmar como um pilar da instituição. "Espero continuar a contribuir como tenho feito até agora ou melhor. Tenho apenas 19 anos e ainda tenho muito que melhorar e aprender. São mais cinco anos e ainda terei 24 anos, por isso ainda serei muito jovem. Espero ficar cá muitos mais anos. Começámos muito bem. Este ano temos uma equipa incrivelmente talentosa. A nível pessoal, o mais importante é continuar a aprender e a melhorar. É esse o meu principal objetivo", afirmou.
Por fim, o jogador falou sobre o número que vai usar. O número 3 pertenceu a alguns dos maiores jogadores do Barça. O mais recente a usá-lo foi Gerard Piqué. "Cada jogador tem a sua própria história. O número '3' tem sido um número importante no clube. O Geri usou-o durante 15 anos e foi uma lenda do clube e uma referência para todos os jovens jogadores. Eu uso-o com um orgulho incrível", concluiu.