Barcelona cumpre todos os pedidos de Xavi num mercado inteligente
Xavi Hernández esgotou as desculpas em relação à profundidade do plantel. A base do Barcelona para enfrentar a época 2023-2024 é ampla: um defesa central (Iñigo Martínez), um lateral direito (João Cancelo), um médio defensivo (Oriol Romeu), um médio de luxo fenomenal e com influência no balneário (Gundogan) e um avançado virtuoso que precisa de relançar a carreira (João Félix) chegaram durante o mercado.
Cancelo e Félix chegaram ao Barcelona à última hora. As duas contratações foram complicadas, mas Deco e a sua direção trouxeram dois jogadores que dão a Xavi soluções e experiência. Ambos chegam com uma coisa em comum: poucos minutos e uma saída conturbada dos seus clubes.
O lateral entrou em conflito com Pep Guardiola numa discussão tática no ano passado. Depois disso, foi emprestado ao Bayern, equipa que, dado o seu nível, decidiu não exercer a opção de compra dos seus serviços. Félix, por seu lado, viveu uma situação semelhante: divergências com Simeone, um empréstimo inútil ao Chelsea, um regresso ao Metropolitano, assobios, uma declaração de amor ao Barça e uma nova oportunidade.
A equipa técnica, que tinha sublinhado a urgência de reforçar a lateral-direita e o meio-campo, obteve alguns reforços de luxo que lhe permitiram preencher as lacunas deixadas pelas saídas de Busquets, Kessié e Eric García. Xavi não queria que nenhum dos três saísse. No entanto, as condições económicas do Barça (a eterna luta com o fair play financeiro) obrigaram os catalães a procurar vendas.
O Barça, no momento, conta com um plantel bem organizado e espera igualar ou melhorar os resultados do ano passado.