Barcelona: Despedida de Busquets, jantar com o plantel e descanso antes do clássico
A tensão que cada clássico gera não parece afetar o estado de espírito do Barcelona. Em si mesma, a semana culé pode ser definida numa palavra: convulsa. Após meses de rumores, Sergio Busquets, o único sobrevivente da geração de ouro blaugrana, anunciou na quarta-feira que não vai continuar no clube.
O médio considera que é uma boa altura para deixar o Camp Nou, numa altura em que o emblema da cidade Condal está cada vez mais perto de um título que lhe escapa há quase quatro anos. Busquets optou por sair pela porta da frente. A Arábia Saudita, ao que parece, é o possível destino do canterano.
A saída do experiente jogador levou a uma série de reuniões nos escritórios do Camp Nou. Xavi tem uma ideia clara sobre o possível substituto do campeão do mundo: Martin Zubimendi, que aos 24 anos representa a Real Sociedad e a selecção espanhola, é o jogador que melhor se adapta ao sistema do treinador de Terrassa.
Reunião do plantel
A ausência de Busquets marcará, sem dúvida, um ponto de viragem na história blaugrana. O clube, no entanto, ainda não está focado em reforços e, na véspera do clássico, aproveitou para realizar uma reunião com o plantel num restaurante exclusivo em Barcelona.
O descanso tem sido essencial para um grupo que, apesar de não ter disputado uma competição europeia em abril (foi eliminado da Liga Europa pelo Manchester United), sentiu o desgaste do apertado calendário do Campeonato do Mundo.
Esta sexta-feira, o descanso vai continuar. Xavi deu folga aos jogadores.
A atmosfera no plantel culé é positiva. Apesar da saída de Busquets, o grupo está motivado. A direção também está esperançada nas renovações. O vice-presidente do Barcelona, Eduard Romeu, disse ao Mundo Deportivo que está convencido de que a LaLiga "dará o ok na próxima semana". Com o aval do organismo, abrem-se as portas às renovações e contratações, em vésperas de um verão que promete ser emocionante para o clube.