Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Barcelona quebrou recorde do Chelsea de Mourinho e do FC Porto de Carlos Alberto Silva

Miguel Baeza
Ter Stegen voltou a não sofrer golos diante do Atlético Madrid e bateu novo recorde
Ter Stegen voltou a não sofrer golos diante do Atlético Madrid e bateu novo recordeAFP
Ao acrescentar mais um jogo sem sofrer golos contra o Atlético de Madrid, o Barcelona estabeleceu vários recordes, ultrapassando por exemplo o FC Porto, de 1991/1992, orientado pelo brasileiro Carlos Alberto Silva, e do Chelsea de José Mourinho, em 2004/2005.

O Barça de Xavi Hernández segue firme rumo ao título de campeão. Os catalães estão a basear grande parte do seu sucesso na solidez defensiva. Isto levou Marc-André ter Stegen (30 anos) a igualar o recorde de Claudio Bravo de mais jogos sem sofrer golos, com um total de 23. A diferença é que o alemão ainda tem oito jogos para tentar colocar o recorde em números quase inalcançáveis.

Outro dos recordes históricos estabelecidos pelo guarda-redes do Barcelona diante do Atlético Madrid, e aquele que é explanado nesta análise, atinge uma dimensão continental. Ter Stegen é o primeiro guarda-redes de todos os tempos, nas sete primeiras ligas europeias - Espanha, Inglaterra, França, Itália, Alemanha, Portugal e Países Baixos - a sofrer menos de 10 golos após 30 jogos disputados.

Anteriormente, esse recorde era detido pelo FC Porto e pelo Chelsea. O clube português, treinado por Carlos Alberto Silva, sofreu apenas dez golos na campanha de 1991/1992, após 30 jogos. O guarda-redes dessa equipa era o lendário Vítor Baía (53 anos), que também representou o Barcelona entre 1996 e 1999.

Outro antigo conhecido do Barcelona e, já agora, do FC Porto, igualou o recorde dos dragões em 2004/05. Na sua primeira temporada em Stamford Bridge, José Mourinho conduziu os Blues ao título da Premier League, com uma defesa de ferro apoiada por um espectacular Petr Cech (40 anos). Mais uma vez, um homem com ligações ao Barcelona e ao FC Porto conseguiu levar a excelência defensiva a outro nível.

Ter Stegen foi o maior responsável por ter sofrido apenas nove golos em 30 jogos da LaLiga. O guarda-redes alemão salvou a sua equipa em numerosas ocasiões. Tanto que a equipa de Xavi venceu por 1-0 por 10 dez ocasiões esta época. Nada menos do que um terço dos jogos.

Real Madrid e Europa são as exceções

Embora os números do Barcelona sejam inacreditáveis na La Liga, contrastam com os das competições europeias, onde sofreram 12 golos em seis jogos na Liga dos Campeões e outros quatro em dois jogos na Liga Europa.

Por outro lado, o Barcelona também se saiu mal nos clássicos contra o Real Madrid na LaLiga. Das nove vezes que Ter Stegen foi buscar a bola ao fundo das redes no campeonato, quatro delas chegaram do confronto directo com os merenhues. A isto há que acrescentar os quatro golos sofridos na segunda mão da meia-final da Taça do Rei, em Camp Nou.