Barcelona vai investigar alegado insulto racista a Vinicius no Clássico
Um vídeo publicado pelos meios de comunicação social espanhóis parece mostrar um adepto da casa a chamar "macaco" ao extremo brasileiro, enquanto um objeto que parece uma casca de banana parece também ter sido atirado de outro lado.
"O FC Barcelona defenderá sempre os valores do futebol e do desporto, como o respeito pelo adversário, e investigará qualquer insulto racista que possa ter ocorrido esta tarde durante o jogo contra o Real Madrid", declarou o clube catalão no X, antigo Twitter.
Vinicius, que foi alvo de vaias por parte dos adeptos no Estádio Olímpico, irritou-os particularmente quando foi substituído na reta final do jogo, depois de Jude Bellingham ter marcado o seu segundo golo nos descontos, selando o triunfo merengue.
O jogador de 23 anos saiu lentamente, virou-se para as bancadas para festejar, batendo com os punhos, e o treinador do Real Madrid, Carlo Ancelotti, puxou-o para fora do relvado pelo braço.
"Saiu com muita calma, disse-lhe que tinha de sair um pouco mais depressa... Ajudei-o a sair", disse o treinador italiano.
Vinicius também trocou palavras com Xavi durante o jogo, por causa de uma agressão do defesa do Barcelona Ronald Araujo.
"Tenho muito respeito pelo Vinicius, disse-lhe que não era falta", afirmou Xavi.
No sábado passado, no empate do Real Madrid com o Sevilha, Vinicius também foi alvo de insultos raciais, tendo um adepto sido expulso.
O extremo destacou outro vídeo de uma criança que lhe fez um gesto racista no mesmo jogo.
"Peço desculpa por parecer repetitivo, mas este é o episódio isolado número 19, e a contar", afirmou Vinicius num comunicado no passado fim de semana.
Vinicius foi vítima de abusos racistas em várias outras ocasiões durante a sua estadia em Espanha, embora muitas vezes a lei não tenha tomado medidas.
Vinicius testemunhou perante um tribunal espanhol a 5 de outubro, por videoconferência, no âmbito de uma investigação sobre alegados abusos de que foi vítima no Valência, em maio.
O extremo interrompeu o jogo no Estádio Mestalla para enfrentar um adepto que, segundo ele, o estava a maltratar, tendo Vinicius recebido apoio mundial pelas suas ações.