Cádiz volta a acreditar na salvação, como nos anos 90
O Cádiz é uma equipa que está habituada a que os seus ilustres adeptos sofram para alcançar os seus objetivos. Basta olhar para as duas últimas épocas.
Na época 2021/22, a salvação chegou na última jornada, com uma vitória em Vitória contra o Alavés. Um golo de Choco Lozano, juntamente com o empate do Granada contra o Espanyol, manteve a equipa de Tacita de Plata na primeira divisão por mais uma temporada.
Na temporada 2022/23, também teve de esperar até à última jornada. Um empate no Martínez Valero contra o despromovido Elche manteve o Cádiz na LaLiga. San Emeterio deu a vantagem aos amarelos e um jogador do Cádiz, Tete Morente, empatou para o Elche.
Os anos 90
Mas se recuarmos um pouco mais no tempo, o que os adeptos de futebol recordam do Cádiz são as suas últimas defesas na década de 1990.
A mais incrível delas aconteceu em 1990/91, quando precisava de uma vitória no Ramón de Carranza e de uma derrota do Castellón contra o Oviedo... para evitar a despromoção. Uma reviravolta, com golos do mítico Dertycia e de Kiko Narváez, e a combinação de ambos os resultados geraram esse objetivo. Na fase de promoção, o Cádiz venceu o Málaga.
O Cádiz de Pellegrino espera não ter de sofrer tanto. Mas apenas um primeiro passo foi dado. A primeira vitória em cinco meses contra um rival de topo. É altura de continuar a remar.