Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Celta já tem novo diretor de futebol depois da saída de Luís Campos

César Suárez
Marco Garcés, novo Diretor de Futebol do Celta
Marco Garcés, novo Diretor de Futebol do CeltaReal Club Celta de Vigo
Marco Garcés (51 anos) é o primeiro responsável visível do novo projeto desportivo que o Celta de Vigo está a organizar. A sua tarefa será desempenhar as funções de Diretor de Futebol e desenvolver um projeto baseado nas camadas jovens.

Após a saída abrupta de Luis Campos do cargo de Diretor Desportivo externo, o clube de Vigo decidiu entregar as rédeas a um dirigente mexicano, que irá liderar a transformação da área desportiva do Celta.

O anúncio foi feito pelo presidente, Marián Mouriño, que pretende dar um novo fôlego ao que tem sido feito até agora.

"Marco Garcés é um profissional com experiência comprovada que se junta ao clube com a missão de desenvolver um projeto de futebol baseado na potenciação competitiva da equipa principal e apoiado na academia de jovens, com a ideia de promover o desenvolvimento de jovens talentos para a equipa principal do Celta".

Foi assim que descreveu o novo Diretor de Futebol do Celta, que irá ter uma estrutura própria de recrutamento de talentos nacionais e internacionais que reforçará a já existente, bem como um staff multidisciplinar que potenciará o rendimento e a competitividade dos jogadores de todas as categorias do RC Celta.

Uma trajetória futebolística de três gerações

O futebol parece correr nas veias de Garcés, já que o seu avô e o seu pai, assim como ele próprio, foram internacionais pelo México.

Uma vez reformado, trabalhou na academia de jovens do Liverpool e no desenvolvimento e recrutamento de talentos do Manchester United. Foi também Diretor Desportivo do Pachuca, com o qual conquistou uma Liga, um título da CONCACAF e um terceiro lugar no Mundial de Clubes.

Nos últimos dois anos, foi Diretor de Futebol do Los Angeles FC na MLS, onde foi campeão da Conferência dois anos consecutivos e ganhou um Supporters Shield e uma MLS Cup.

"Temos de acreditar que somos capazes de o fazer, temos de ter a audácia da esperança. Os jovens da academia têm de acreditar que podem chegar à equipa principal e que a equipa principal tem um lugar na elite. Ninguém deve desistir nunca", disse Marco Garcés como sua filosofia de trabalho.