Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Cinco momentos em que Iniesta fez com que o mundo do futebol se apaixonasse por ele

Rafael Gomez
Iniesta celebra o seu golo em Stamford Bridge
Iniesta celebra o seu golo em Stamford Bridge Jamie McDonald / Getty Images Europe / Getty Images via AFP
Andrés Inista era um jogador respeitado pelos adversários e adorado pelos colegas de equipa e pelos treinadores. Pendura as chuteiras depois de uma carreira espetacular, em que ganhou tudo.

Técnica, drible, velocidade, condução. Definiu jogos, eliminatórias da Liga dos Campeões e Campeonatos do Mundo. Andrés Iniesta (40 anos) pôs fim a uma carreira profissional digna de admiração. Tem na sua coleção de troféus os títulos mais importantes do futebol (Liga dos Campeões x4; Campeonato do Mundo e Campeonato da Europa x2). Fez parte da geração de ouro de Espanha. Foi uma das peças fundamentais do Barcelona de Guardiola que dominou o planeta, com o seu jogo tiki-taka e de posse de bola.

Andrés Iniesta foi um jogador pelo qual o mundo do desporto se apaixonou e que também ganhou o respeito dos rivais, sendo aplaudido em muitos campos espanhóis quando jogava fora. Mesmo na goleada do Barça por 4-0 ao Real Madrid de Rafa Benítez (que levou à demissão do então treinador), o Bernabéu ficou admirado com a sua qualidade, facto que é raro no meio do radicalismo de alguns adeptos presentes em Chamartín.

Aqui ficam cinco momentos de Iniesta:

1) "Iniestazo" em Stamford Bridge

Um dos golos que o Barcelona mais gritou nos últimos anos. Na fase final de um jogo difícil contra o Chelsea de José Mourinho, Iniesta acertou um remate à entrada da área que bateu Peter Cech e colocou o Barça na final da Liga dos Campeões de 2008-2009. Na decisão do título, os Blaugrana derrotaram o Manchester United de Ferguson e do jovem Cristiano Ronaldo, em Roma.

2) Iniesta da minha vida

Definir uma final do Campeonato do Mundo com um vólei perfeito é possível. É possível se Andrés Iniesta jogar o jogo. O médio, que tinha sofrido uma série de lesões nessa época com o Barça, recuperou a forma na África do Sul e marcou o golo que deu o título à seleção espanhola, orientada por Vicente del Bosque.

3) Despedida com golos e títulos no Barça

Iniesta deixou o Barcelona em 2018, numa despedida emotiva. O jogador deixou a equipa do seu amor depois de ganhar uma dobradinha (LaLiga e Taça do Rei), sendo decisivo em ambos os torneios. De facto, marcou um golo na final da Taça do Rei contra o Sevilha e foi aplaudido de pé no Metropolitano. A imagem de Iniesta sozinho, no relvado do Camp Nou, a olhar para as bancadas vazias, deu a volta ao mundo.

4) "Showman" no Euro-2012

O segundo Campeonato da Europa consecutivo da Espanha teve várias estrelas. Iniesta foi, sem dúvida, uma delas. O médio deslumbrou durante todos os jogos em que defendeu "La Roja". Fez um jogo perfeito contra a Itália na final e contra a Croácia, deixando uma das imagens da competição, quando consegue sair com a bola nos pés depois de ser marcado por quatro adversários.

Iniesta contra a Croácia
Iniesta contra a CroáciaPhoto by Patrik STOLLARZ / AFP

5) Decisivo na final da Liga dos Campeões de 2006

Em 2006, quando começava a instalar-se na equipa principal do Barcelona, Iniesta foi reconhecido pelos adeptos do Barcelona quando dançou sobre o Arsenal de Wenger, na final da Liga dos Campeões. Os Gunners, que começaram o jogo a ganhar, perderam o jogo contra os Culés, em parte graças ao nível de jogo de Iniesta.