Da "Tartaruga" ao "Panda": as melhores alcunhas da LaLiga
A "Girafa" merengue
Por razões óbvias, relacionadas com a sua altura e o comprimento do seu pescoço, Thibaut Courtois (32) tem a alcunha de Girafa. Estas caraterísticas permitem ao belga chegar aos extremos da baliza para apanhar a bola, o que faz dele um dos melhores guarda-redes do planeta.
Um "Panda" à solta em Vigo
Borja Iglesias (31) acaba de regressar ao Celta, vários anos depois de ter saído, e foi muito bem recebido em Vigo. A sua alcunha vem dos tempos em que jogava na equipa de reservas do Celta. Durante um estágio em 2016, a equipa descobriu a canção Panda, do rapper nova-iorquino Desiigner, e usou-a para apelidar o jogador de Compostela.
É tudo uma questão de "Tigres"
Dani Rodríguez (36) é também conhecido como o Tigre de Betanzos. Como disse o futebolista de Maiorca, a alcunha vem de uma altura em que se disfarçou de Rocky Balboa, para pregar uma partida a um fisioterapeuta. Por outro lado, temos o Tigrinho, na versão brasileira, que é Vitor Roque (19), avançado do Barcelona, que em breve irá para o Betis.
"Pajarito" ou "Falcón"?
Este é inconfundível. Quando estava na formação do Peñarol, Fede Valverde (26) parecia voar pelo campo, o que lhe valeu o apelido de "Pajarito". Com o passar do tempo, as suas exibições no Real Madrid levaram-no a evoluir para Falcón, mas ele chegou a dizer que prefere a primeira versão.
O ataque dos "leões"
Mames foi um mártir da atual Turquia, no século III. Diz a lenda que foi parar ao Coliseu, onde deveria morrer devorado por leões. Mas acabou por domar os felinos, que ficaram prostrados perante ele. Por isso, como o estádio do Athletic Club se chama San Mamés, os que lá estão são considerados os Leões.
A "aranha" vermelha e branca
"Parecia que tinha várias patas, como uma aranha. Era muito pequeno, mas não se conseguia tirar-lhe a bola", conta um dos irmãos de Julian Alvarez (24 anos) num mini-documentário publicado pelo Manchester City. Foi esta capacidade de agarrar a bola que valeu ao avançado a alcunha de "Aranha" , que agora pretende fazer as delícias dos adeptos do Atlético de Madrid no Metropolitano.
Uma "tartaruga" que foi obrigada a esperar
Kylian Mbappé (25) demorou nada menos que sete anos para chegar ao Real Madrid e jogar na LaLiga. Apesar da lentidão, a Tartaruga não se deve ao animal da história, mas à sua peculiar semelhança com os jovens mutantes da série animada "As Tartarugas Ninja".