Dados apontam surpresas para o fim de semana: Real Sociedad, Valenciennes e Voluntari
É por isso que o Flashscore, em cooperação com uma equipa de analistas da empresa de dados checa 11Hacks, apresenta todas as sextas-feiras uma visão geral baseada em dados sobre onde esses resultados (in)esperados podem ocorrer no vasto mundo do futebol, para o ajudar a hackear o fim de semana.
Atlético Madrid-Real Sociedad (domingo)
A Real Sociedad conseguiu algumas surpresas em maio, sob o comando do treinador espanhol Imanol Alguacil, de 51 anos. No início do mês, venceu o Real Madrid em casa e depois conquistou os três pontos contra o Barcelona no Camp Nou. Em ambos os jogos, a equipa de San Sebastian criou um número significativamente maior de oportunidades de golo e marcou quatro golos no total.
Graças a estes dois triunfos preciosos, a equipa aumentou a sua série invicta para sete jogos e, de acordo com os modelos matemáticos, tem 95% de hipóteses de se qualificar diretamente para a fase de grupos da Liga dos Campeões, duas rondas antes do final da LaLiga.
Alguacil já derrotou o Barcelona e o Real, mas poderá fazer o mesmo este fim de semana contra outro participante confirmado na competição de clubes mais prestigiada do próximo ano?
Os dados sugerem que sim. Embora o técnico do Atlético, Diego Simeone, seja mais frequentemente creditado nos meios de comunicação pelo excelente desempenho defensivo da sua equipa, o seu homólogo está a fazer coisas igualmente boas na defesa esta temporada.
Enquanto o Atlético permite aos seus adversários uma média de 0,91 golos esperados por jogo, a Real Sociedad é ainda melhor, com apenas 0,87. O Real Madrid é igualmente eficaz em termos defensivos.
Em suma, isto significa que todas estas equipas permitem aos seus adversários uma quantidade semelhante de oportunidades de golo perigosas, o que é uma grande afirmação para um clube significativamente mais fraco economicamente.
Embora a Real Sociedad enfrente o terceiro melhor ataque da liga, a análise dos dados mostra que a equipa tem um grande potencial para neutralizar as maiores armas do Atlético. Estas são, na atual temporada, principalmente as transições rápidas para o ataque (apenas o Athletic Bilbao produz mais passes para o ataque por jogo) e as bolas paradas, especialmente os pontapés de canto.
No entanto, a Real Sociedad é a segunda melhor equipa da LaLiga, atrás do Maiorca, em termos de média de xG permitidos por canto, o que é o indicador mais objetivo da qualidade da sua defesa nestas bolas paradas.
Nenhum dos habituais pilares da La Real deverá faltar este fim de semana, enquanto a lista de lesões do Atlético é bastante longa. Morata, Depay, Lemar e Llorente não devem estar envolvidos no jogo, com Diego Simeone a também não poder contar com Mandava, Savic ou o guarda-redes Oblak.
Valenciennes-Grenoble (sexta-feira)
A luta pela permanência na segunda divisão francesa ainda é muito intensa. Niort e Nimes já desceram, a duas jornadas do fim do campeonato, e a eles se juntarão, muito em breve, mais duas equipas, entre sete possíveis candidatos.
Uma delas é o Valenciennes, que está apenas um ponto à frente do primeiro lugar da despromoção, e vai receber em casa o Grenoble, oitavo classificado, pelo que é possível que exista uma rotação da equipa titular dos forasteiros. No entanto, se começar com uma equipa forte, o Valenciennes terá dificuldades, apesar da vantagem de jogar em casa.
Em termos de qualidade, o Valenciennes é de facto uma das piores equipas da Ligue 2 e os dados indicam que a sua potencial despromoção não seria surpreendente.
Juntamente com o Annecy, tem o pior ataque da competição, gerando uma média de apenas 0,85 xG por jogo, e a segunda defesa mais permável, atrás do já despromovido Niort. A equipa não é ajudada pelas más prestações do inexperiente Stefan Bajic, que é um dos piores guarda-redes do campeonato.
O Grenoble é apenas ligeiramente mais capaz no ataque, mas tem uma defesa muito melhor e, acima de tudo, um apoio maciço entre os postes. Brice Maubleu é frequentemente criticado pelas suas falhas, mas é claramente o guarda-redes da época em termos de defesas. Os dados mostram que se um guarda-redes médio da Ligue 2 estivesse no seu lugar, o Grenoble estaria muito provavelmente na zona de despromoção neste momento.
U Craiova 1948-Voluntari (sexta-feira)
O campeão e as equipas que descem podem estar decididas na primeira divisão romena, mas ainda há uma vaga por apurar para para a fase preliminar da Liga Conferência. Olhando à tabela, essa equipa poderá ser o CFR Cluj ou o Universitatea Craiova, dependendo de quem terminar em terceiro lugar.
O terceiro classificado disputará então a qualificação para a Liga Conferência contra o Universitatea Craiova 1948 e o Voluntari, que se defrontarão nas meias-finais dos playoffs da Liga Conferência como as duas primeiras equipas do grupo de despromoção.
As casas de apostas estão a apostar no U Craiova 1948 antes da partida. No entanto, ambas as equipas têm tido um desempenho muito semelhante ao longo da época e a análise detalhada mostra que o Voluntari pode ser capaz de um resultado surpreendente.
Por norma, o Voluntari não se dá bem contra adversários que criam oportunidades, principalmente através de cruzamentos, mas o Craiova é exatamente o oposto disso. Gosta de jogar pelo relvado e cria muitas vezes oportunidades de remate a partir de passes para a área ou de cruzamentos curtos.
Ao mesmo tempo, revelam grande dificuldade em defender os cruzamentos vindos das alas e em profundidade, que é precisamente a arma ofensiva mais eficaz do Voluntari. O jogo aéreo é o seu grande ponto forte, o que também se reflete nas estatísticas de cantos - é a terceira equipa mais eficaz da presente época em cantos. O Craiova, por outro lado, defende os cantos como a pior equipa do campeonato.
Por todas estas razões, os visitantes podem gerar uma série de oportunidades perigosas nesta partida e uma reviravolta pode estar a caminho.