De Figo a Mbappé: Os galácticos que Florentino Pérez trouxe para o Real Madrid
A declaração de duas linhas mais aguardada pelos adeptos do Real Madrid nos últimos sete anos tornou-se... real. Kylian Mbappé, campeão do mundo com a França, o ídolo gaulês, a estrela, junta-se à lista de 'galácticos' contratados por Florentino Pérez, um presidente que há um ano avisou das suas intenções e que, após uma longa espera, decidiu anunciar na tarde desta segunda-feira a contratação do antigo atacante do PSG.
Embora o Real Madrid não tenha pago ao PSG pela transferência, os direitos de imagem e o salário de Mbappé compensam a contratação "a custo zero". Nos últimos anos, os Merengues optaram por uma política de austeridade para garantir a transferência do francês. Com a sua chegada, o plantel está de volta à sua melhor forma, sem dúvidas em nenhuma das posições do campo.
Confira outras as contratações "galácticas" de Florentino Pérez:
Luis Figo (2000 -60 milhões de euros).
A contratação de Luís Figo foi o pontapé de saída da presidência de Florentino Pérez. O português, antigo capitão do Barcelona, trocou as cores blaugranas pelas do Chamartín e tornou-se um ídolo para os adeptos merengues. Figo foi a primeira das contratações dos "galácticos". Zidane, Ronaldo e David Beckham seguiram-lhe as pisadas, numa era gloriosa para o futebol espanhol.
Zinedine Zidane (2001 - 77 milhões de euros)
A transferência de Zidane começou a ganhar forma numa reunião em que partilhou a mesa com Florentino Pérez. O presidente perguntou-lhe num guardanapo se queria jogar no Madrid, ao que o francês respondeu "Oui". As negociações intensificaram-se e a contratação ficou concluída por 77 milhões de euros.
Ronaldo Nazário (2002-45 milhões de euros)
Depois de regressar à elite com o Inter e de ganhar o Campeonato do Mundo de 2002 com o Brasil, Ronaldo Nazário tornou-se o terceiro galáctico. Desembarcou em Chamartín por 45 milhões de euros. Disputou 177 jogos. Marcou 103 golos e deu 35 assistências. Conquistou dois títulos de LaLiga e uma Supertaça de Espanha durante a sua passagem pelos Merengues.
David Beckham (2003- 35 milhões de euros)
O inglês chegou ao Bernabéu depois de uma passagem de sucesso pelo Manchester United. Antes de se tornar jogador merengue, a sua equipa negociou com o Barça sem o seu consentimento. Beckham rejeitou a proposta de Laporta, que mais tarde contratou Ronaldinho do PSG.
Kaká (2009 - 65 milhões de euros)
O último Bola de Ouro brasileiro, que levou o AC Milan à conquista da Liga dos Campeões frente ao Liverpool, depois de uma época épica, foi uma contratação que não vingou no Bernabéu devido a lesões. Kaká não encontrou continuidade no Real Madrid. No entanto, conquistou a Liga, a Taça do Rei e a Supertaça de Espanha.
Cristiano Ronaldo (2009-94 milhões de euros)
O português deixou o Manchester United para se tornar uma referência no Real Madrid. Ganhou três Champions League, duas LaLiga. Supertaças de Espanha. Supertaças Europeias. Mundial de Clubes. Bola de Ouro. Após nove anos na equipa espanhola, procurou novos objectivos e foi transferido para a Juventus.
Gareth Bale (2013-100 milhões de euros)
O galês marcou nas finais de Lisboa, Milão e Kiev. Foi fundamental nas três vitórias de Zidane na Liga dos Campeões. A sua saída, no entanto, foi um pouco complicada. Foi emprestado ao Tottenham durante um ano e, no regresso, ganhou outra Liga dos Campeões com Carlo Ancelotti como treinador.
Eden Hazard (2019 - 100 milhões de euros)
Uma das poucas apostas galácticas de Florentino Pérez que não deram certo. O belga, que brilhou no Chelsea, foi uma contratação que gerou enorme expetativa em Chamartín. As lesões impediram-no de ganhar o ritmo esperado e acabou por se retirar em 2022.
Jude Bellingham (2022-100 milhões de euros)
O britânico, recente vencedor da Liga dos Campeões e da LaLiga, foi transferido em 2022 e adaptou-se rapidamente às exigências do Real Madrid. Bellingham foi fundamental na campanha. Tornou-se um dos goleadores após a saída de Benzema e é um dos candidatos à Bola de Ouro.