De transferível a indispensável: Raphinha é recordista no Barcelona
10 golos e nove assistências são apenas os números que mostram o contributo inestimável de um dos capitães para o arranque espetacular dos culés.
Raphinha oferece mais do que isso: liderança, versatilidade, sacrifício defensivo... e mais alguns intangíveis que fizeram dele um dos jogadores mais badalados. Longe fica, como um sacrilégio, tentar vendê-lo para aliviar a massa salarial e poder contratar Nico Williams.
Mas, de tudo o que de positivo tem contribuído, são os golos marcados que mais surpreendem. É nesta zona da frente da baliza que a confiança de Hansi Flick tem sido a chave para tornar o antigo jogador do Leeds intocável no Barcelona.
Fazer em dois meses o que fez num ano
No seu primeiro ano como blaugrana, marcou 10 golos (sete na Liga, dois na Taça e um na Liga Europa) e fez 12 assistências (sete na Liga, duas na Taça, uma na Liga Europa e duas na Liga dos Campeões).
Na sua segunda época, em 2023/24, quase igualou esses números com mais 10 golos (seis na Liga, um na Taça e três na Liga dos Campeões) e 13 assistências (nove na Liga e quatro na Liga dos Campeões).
Agora, a pouco mais de dois meses da época 24/25, Raphinha já marcou os mesmos 10 golos (seis no campeonato e quatro na Liga dos Campeões), além de ter servido os companheiros em nove ocasiões.
Se continuar assim, poderá acabar a época com números escandalosos. E os blaugranas ficarão satisfeitos por terem conseguido vendê-lo na altura certa.