Fim de uma espera de 24 anos? Oviedo tem vantagem no play-off de acesso à LaLiga
Depois de eliminar o Eibar no meio da semana, com uma vitória por 2-0 fora de casa, nas meias-finais do playoff da LaLiga, a equipa asturiana está em vantagem na final, depois de derrotar o Espanhol por 1-0, em casa, no domingo à noite.
O avançado brasileiro Alexandre Alemão foi mais uma vez o herói dos Azuis. Depois de ter inaugurado o marcador contra o Eibar na quarta-feira, foi o mais rápido a reagir quando o guarda-redes do Espanhol, Joan García, desviou um livre aos 72 minutos da primeira mão da final do play-off.
O resultado poderia ter sido ainda maior para os donos da casa, já que Masca voltou a balançar as redes alguns minutos depois. No entanto, um fora de jogo anulou esse golo, o que significa que o Real Oviedo viaja para a Catalunha com uma margem mínima, especialmente porque seria o Espanhol, mais bem classificado, a avançar se a eliminatória fosse para prolongamento e terminasse empatada ao fim de 120 minutos, uma vez que não há desempates por grandes penalidades nestes play-offs.
O treinador Luis Carrión sabe que esta eliminatória está longe de terminar.
"Ainda temos de jogar uma partida difícil, quando formos lá. Vamos trabalhar para que os jogadores tenham a mentalidade certa, para que tentem ganhar. É um plantel forte e tenho a certeza de que não vão relaxar. Não faria sentido fazê-lo. Vamos ao terreno do RCD Espanhol para tentar fazer uma boa exibição", afirmou.
A missão de duas décadas do Oviedo
O Estádio Carlos Tartiere estava cheio para a ocasião especial de domingo, com o músico local Melendi a liderar um coro de "Volveremos" antes do pontapé de saída, cantando com lágrimas nos olhos.
O Real Oviedo tem tentado regressar à primeira divisão espanhola há já algum tempo, e o caminho não tem sido fácil. Com graves problemas económicos após a descida de divisão no início deste século, o clube caiu para o quarto escalão e esteve perto da extinção.
Foi necessário um movimento liderado por adeptos e jogadores para salvar a equipa, com a promoção à segunda divisão em 2015 a permitir que o clube voltasse ao bom caminho.
Agora propriedade do Grupo Pachuca, o projeto, dentro e fora do campo, do Real Oviedo é sólido. Depois de ter falhado por pouco os play-offs nas duas últimas épocas, a equipa garantiu o sexto lugar na última jornada da campanha 2023/2024 da LaLiga 2. Para isso, teve de empatar com o terceiro classificado, o Eibar, e superou esse desafio de forma magnífica, vencendo por 2-0 fora de casa, depois de ter empatado a primeira mão nas Astúrias por 0-0.
Agora, a equipa tem de viajar novamente para a segunda mão e não vai ter medo de o fazer. Quando a bola começar a rolar no Estádio RCDE, este domingo à noite, às 17:30, a cidade de Oviedo vai acreditar que pode ser uma noite especial.
Há 23 anos que esperam regressar à primeira divisão do futebol espanhol, onde passaram 38 épocas ao longo da sua história. Talvez o dia 23 de junho seja a data em que o Real Oviedo finalmente concretize esse sonho.