Gavi continua a fazer história no Barcelona
O recorde pertencia a Bojan Krkic, que chegou à marca com 19 anos, dois meses e 24 dias. Agora pertence a Gavi, que celebrou o centenário no El Sadar com 19 anos e 29 dias. Muito à frente de Messi, Pedri ou Ansu Fati.
Foi Ronald Koeman quem o estreou, em Camp Nou, a 29 de agosto de 2021, entrando em campo no lugar de Sergi Roberto. Durante apenas cinco dias, não conseguiu tirar ao já referido Ansu Fati, atualmente emprestado ao Brighton, o recorde de jogador mais jovem a estrear-se pela equipa principal. O recorde é agora de Lamine Yamal, que se estreou com 15 anos e 290 dias.
Nessa primeira época, ainda com a camisola da equipa de reservas e com apenas 17 anos, o jogador de Los Palacios disputou 47 jogos, marcando dois golos e dando cinco assistências. Na segunda, em 2022/23, também disputou outros 47 jogos. E na atual temporada já disputou seis para chegar aos 100 jogos, 79 dos quais como titular.
Outro recorde
Gavi detém outros recordes de alguma importância. Por exemplo, é o jogador mais jovem a marcar um golo e a fazer uma assistência no El Clasico em todo o século XXI. Aconteceu na Supertaça de 2023.