Girona fecha a primeira metade da época ao estilo das grandes equipas
O Girona não abrandou com o início de 2024 e começou o ano com uma importante vitória por 4-3 sobre o Atlético de Madrid, um dos seus principais rivais na impensável corrida ao título da LaLiga no final da época.
Com os seus 48 pontos, a equipa catalã pode afirmar que está em pé de igualdade com os maiores nomes do futebol espanhol, uma vez que fechou a melhor primeira metade da época de sempre para uma equipa que não seja Real Madrid, FC Barcelona ou Atlético Madrid.
Ao contrário de equipas como o Leicester, campeão da Premier League em 2016, a equipa de Montilivi está praticamente impecável. Sob o comando do madridista Míchel, o Girona é a equipa que pratica o melhor futebol do campeonato, o que lhe permitiu terminar os primeiros 19 jogos com um saldo de 15 vitórias, três empates e uma derrota.
De facto, a única equipa capaz de bater o Girona foi o Real Madrid, co-líder com os vermelhos e brancos com o mesmo registo. Os comandados de Carlo Ancelotti invadiram o terreno do Girona com autoridade na oitava jornada, com uma vitória por 3-0.
Jogadores com novo fôlego
Grande parte do sucesso da equipa revelação deve-se à explosão de vários dos seus jogadores em diferentes áreas do campo. Muito se tem falado, por exemplo, de Sávio Moreira, que marcou o seu quinto golo da época contra o Atlético.
Na defesa, Miguel Gutiérrez está a emergir como um dos melhores laterais da Liga e o Real Madrid já está de olho nele para um possível regresso. Na frente, não podemos ignorar o tanque ucraniano Artem Dobvyk e a sua capacidade de fazer golos.
Os exemplos são muitos, mas estes são os mais notórios. Ainda assim, há que reconhecer o trabalho de outros como Iván Martín, Viktor Tsygankov, Yangel Herrera, Daley Blind ou Pablo Torre. O Girona construiu um plantel com a confiança necessária para lutar por tudo.
Ninguém se aproxima
Para relativizar a sensacional primeira metade da época dos catalães, comparemo-la com outras equipas, para além das três grandes, que foram muito boas, mas que não chegaram sequer a uma vitória de distância.
Na viragem do século, houve quem se revoltasse contra o domínio dos emblemas da La Liga. Assim, durante duas épocas consecutivas, a Real Sociedad (2002/03) e o Valência (2003/04) somaram 43 pontos, o que constituiu o melhor registo de sempre de uma equipa que não Barcelona, Real Madrid e Atlético na primeira metade da época.
Um pouco mais recente é a primeira metade de 2016/17 do Sevilha. Sob o comando de Jorge Sampaoli, a equipa de Nervión somou 42 pontos e terminou a época num honroso quarto lugar.