Girona tenta reacender a esperança de título da LaLiga
Siga as principais incidências
A equipa de Michel precisou de dois golos de Sávio no final do jogo para garantir os pontos necessários contra o Rayo Vallecano com uma vitória por 3-0, encerrando uma série de um empate e duas derrotas consecutivas.
A derrota por 4-0 para o Real Madrid no dia 10 de fevereiro, seguida de uma derrota por 3-2 para o Athletic Bilbao, abriu uma diferença de seis pontos entre o Real Madrid e o Girona, que há meses estavam lado a lado no topo da tabela.
Com o regresso às vitórias na 26.ª jornada, o Girona ultrapassou o Barcelona e subiu ao segundo lugar, recuperando dois pontos de distância para o vizinho catalão.
"Ainda há muito a fazer, mas a equipa precisava de ganhar depois de três jogos sem vencer", disse o treinador do Girona, Michel, após o triunfo sobre o Rayo.
O Girona vai a Maiorca no domingo para tentar esquecer a má fase e se vingar da equipa que o eliminou nos quartos de final da Taça do Rei em janeiro.
Mas, quando o Girona der o pontapé de saída, poderá estar a nove pontos de distância do Real Madrid, depois de os comandados de Carlo Ancelotti visitarem o Valência, nono classificado, no sábado.
O líder do campeonato ainda não conta com o artilheiro Jude Bellingham e tem tido dificuldades para marcar golos desde a lesão sofrida na vitória contra o Girona.
Os blancos marcaram apenas três golos nos três jogos que disputaram desde a sua ausência, incluindo duas vitórias por 1-0, e em Valência enfrentam uma equipa que tem uma média de pouco mais de um golo sofrido por jogo no campeonato.
O jogo mais interessante do fim de semana é a viagem do Barcelona, terceiro colocado, ao País Basco para enfrentar o Athletic Bilbao, quinto classificado, no domingo.
A equipa catalã tem quatro vitórias nos últimos cinco jogos da LaLiga, numa altura em que procura defender o título da época passada. Esta série de vitórias foi impulsionada pelo regresso de Robert Lewandowski aos golos desde o início do ano.
Por outro lado, a vitória dos anfitriões pode colocá-los nos lugares de acesso à Liga dos Campeões, caso o Atlético de Madrid, quarto classificado, não vença em casa o Real Betis no domingo.
Fique de olho: Johnny Cardoso (Real Betis)
Desde a chegada do jogador americano em janeiro, tornou-se um dos pilares da equipa de Manuel Pellegrini no meio-campo, enquanto o Real Betis subia na tabela e alcançava o sexto lugar.
O jogador de 22 anos tem sido fundamental para a equipa, que está invicta no mês de fevereiro, e estreou-se a marcar na LaLiga na vitória por 3-1 sobre o Athletic Bilbao no último fim de semana.
As suas exibições valeram-lhe mesmo o prémio de melhor jogador sub-23 na quarta-feira, batendo Eduardo Camavinga e Lamine Yamal.
Estatísticas
10 - O Girona marcou 10 golos de bola parada nesta temporada, mais do que qualquer outra equipa nas cinco principais ligas europeias, de acordo com os estatísticos da Opta.
16 - O Real Madrid sofreu 16 golos esta época, o que constitui o seu melhor registo defensivo de sempre na liga após 26 jogos.
2.028 - O médio do Las Palmas, Kirian Rodriguez, fez até agora 2.028 passes, sendo o único jogador da liga a ultrapassar a marca dos 2.000.