Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Iniesta termina a carreira: "Todos marcámos o golo na final do Mundial"

Andrés Iniesta no adeus à carreira de jogador
Andrés Iniesta no adeus à carreira de jogadorAlejandro García / EPA / Profimedia
O jogador de Fuentealbilla oficializou a sua despedida num evento que contou com a presença da sua família, de parte do plantel do Barcelona e do pai de Dani Jarque. "Obrigado por estarem aqui, também aos que não puderam estar. Suponho que me vão permitir estar emocionado hoje", começou por dizer.

Andrés Iniesta começou por recordar as suas origens em Fuentealbilla e o seu amor por dois clubes. "Gostaria muito que contássemos esta história, que começa em Fuentealbilla. Lembro-me dessa altura como um jogador muito feliz, naqueles campos de terra batida. Embora nunca tenha jogado profissionalmente pelo Alba, sempre tive duas equipas: o Alba e o Barça".

O antigo médio quis mostrar a sua gratidão à sua família: "A família sempre foi o meu motor e a minha força, onde sempre me apoiaram. Tenho a sorte de ter aqui muitas gerações desta grande família. A minha irmã, os meus pais foram tudo para mim, por tudo o que me deram e me transmitiram. Hoje tenho a minha grande família, com a Ana e os nossos seis filhos mais pequenos. Uma menção especial para o meu pai, que tem sido a minha inspiração".

E depois foi a vez de falar do Barça: "La Masia mudou-me para sempre, o melhor sítio onde podia estar para promover os valores que tinha de ter na vida. Gostaria de agradecer aos professores, aos meus colegas de equipa... um lugar que marcou a minha vida. Vir para o Barça era um sonho e concentrei-me em não me deixar desviar. Vim para o melhor sítio possível".

Iniesta explicou o que significava para ele vir para o Barcelona. "Ver o Camp Nou todas as tardes, todas as manhãs, desde a Masia e depois chegar lá com todos os jogadores como Puyol, Piqué, Rivaldo.... Um dia, com Luis Enrique, ele veio de carro, conhecia-me por ouvir dizer, mas eu desci com ele. Não abri a boca durante vários dias. Luis Enrique deu-me a assistência para o primeiro golo".

E recordou os anos dourados do clube: "Este período não faria sentido sem ter vivido a melhor época do meu clube, o Barça. Anos em que estivemos muito bem. Não era só jogar, mas como o fazíamos. Foi mágico e único. O que levo comigo é o que desfrutámos, os que estavam lá dentro e os nossos adeptos. É um momento que simboliza tudo para mim."

Espanha

Como não podia deixar de ser, Iniesta falou da sua carreira com a Espanha. "A minha outra pele é a seleção nacional. Se calhar, voltamos às últimas conquistas, mas para mim começa quando tinha 15 anos. Todas aquelas tardes de treino, os companheiros de equipa com quem cresci. Ainda assim... o meu percurso é um agradecimento a todas as pessoas que conheci. Tive o privilégio de estar na melhor época da seleção nacional".

O jogador nascido em Albacete não quis esquecer os três selecionadores que teve: "Uma menção especial a Luis Aragonés, Del Bosque e Lopetegui pelo respeito que tiveram por mim. Tudo se resume a uma fotografia, o golo do Mundial. Mas esse golo foi marcado por todos nós. Aqueles que lutaram, os adeptos, todos os jogadores. A magia de todos tornou-o possível. E a magia do Jarque, que nos ajudou de onde estava. É uma honra ter estado nesta fase."

Japão

O jogador também analisou a sua saída do Barcelona e a experiência asiática: "Em 2018 tomámos uma das decisões mais difíceis. Com um certo risco. Deixar o Barça para ir para o Japão. Depois destes cinco anos, foi uma experiência maravilhosa. Uma história bonita com um clube humilde, os seus dois primeiros títulos e fazer o clube crescer.Mas, a nível familiar, foi a história mais bonita que já tivemos. Vissel Kobe e o Japão acolheram-nos de uma forma incrível. Depois, esse período no Japão terminou e estávamos ansiosos por dar o próximo passo, querendo estar mais perto de Espanha. Fomos para os Emirados Árabes Unidos, jogámos mais um ano e pensámos no próximo passo."

Os números de Iniesta
Os números de IniestaFlashscore