Javier García Pimienta, treinador do Las Palmas, tem ADN 100% Barça
A visita a Montjuïc não é um jogo normal para o treinador do Las Palmas. Javier García Pimienta (49 anos) fez parte da Quinta del Mini, juntamente com Roger García, Albert Celades e Toni Velamazán.
Passou duas temporadas na equipa de reservas dos blaugrana e Charly Rexach estreou-se na equipa principal na temporada 1995/1996, num jogo no Riazor, contra o Deportivo de La Coruña.
Foi depois emprestado à Extremadura e regressou ao Barça B, onde foi promovido à segunda divisão. Deixou o clube em 1998 para se juntar ao Figueres e depois ao Hospitalet. Terminou a sua carreira no Sant Andreu.
Dirigiu Messi, Cesc e Piqué
Em La Masia, começou por baixo, como treinador adjunto de Álex García na equipa de cadetes, quando este ainda era jogador de futebol. Treinou uma equipa lendária, a quinta equipa de 1987, que incluía Leo Messi, Cesc Fàbregas e Gerard Piqué.
Quando pendurou as chuteiras, foi-lhe dada a confiança para assumir o comando da equipa de cadetes como treinador principal.
Ao longo de duas décadas, trabalhou com praticamente todas as equipas de jovens e cadetes do clube, até ser promovido em 2018 e começar a gerir a equipa de reservas.
É um dos grandes conhecedores das camadas jovens do Barça. Treinou grandes jogadores que hoje estão na elite, como Sandro Ramírez, que dirige no Las Palmas, Ansu Fati, Thiago Alcántara, Sergi Roberto e Héctor Bellerín, entre outros.