João Félix espera que o Barça dê o passo seguinte após declaração de amor
Porque João Félix, entre as opções que tinha à sua disposição, escolheu, a conselho do seu agente, Jorge Mendes, a do Barcelona.
O nível que demonstrou no Chelsea não foi o esperado. Entrou com o pé esquerdo com uma expulsão no primeiro jogo e não melhorou muito com o decorrer das jornadas. Pochettino, que não desconfia dos jogadores, não o quis.
Nem o resto dos clubes da Premier League a quem foi oferecido, praticamente todos os que jogam na Liga dos Campeões e que têm músculo financeiro para suportar um investimento de mais de 100 milhões de euros entre transferência e salário. O PSG também não teve qualquer hipótese.
O Atlético teria ficado muito satisfeito se João Félix saísse deixando uma boa quantia de milhões e recuperasse grande parte dos 127 milhões euros, mais 14 milhões brutos por época, que gastou durante o tempo com o jovem craque português. Mas essa oferta não chegou.
Os dias estão a passar e o avançado perdeu a paciência. Nem dois dias tinham passado desde o regresso e discutiu publicamente com Andrea Berta, o diretor desportivo do clube. Nem sequer uma semana demorou a pressionar o Atlético, dizendo publicamente que o seu sonho e a sua primeira opção é jogar no Barcelona.
O que João Félix espera
Nesta estratégia orientada por Mendes para forçar ao máximo a sua saída, mesmo que seja em maus termos, está o apoio de um Barcelona que não tem dinheiro para pagar uma transferência . É por isso que a primeira opção planeada, é um empréstimo com opção de compra. Ou, no máximo, com opção de compra obrigatória, mas para o ano seguinte e prolongada em várias prestações. Isto daria tempo aos catalães para se reconstruírem e terem liquidez à sua disposição.
O Atlético, para já, não se sente atraído por esta opção. Quer o dinheiro e quer agora e de uma só vez.
A segunda opção é incluir jogadores na operação. O Atlético quer um médio defensivo e o Barça quer livrar-se de Kessié. Os rojiblancos procuram também reforçar o ataque e nos blaugrana há um certo Ferran Torres.
O problema com estes jogadores seriam os salários, muito elevados para o que podem e querem permitir nos gabinetes do Metropolitano.
Haverá novela, com certeza. Porque a atitude de João Félix não agradou nada. No Atleti sabem que ele vai sair, mas não a qualquer preço. E não de qualquer maneira. Primeiro, o respeito. Depois, tudo o resto.