Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

La Masia volta a dar força ao Barcelona antes do Clássico

Rafael Gómez
Os jogadores do Barcelona durante um minuto de silêncio
Os jogadores do Barcelona durante um minuto de silêncioAFP
Marc Guiu, Lamine Yamal, Gavi, entre outros, passaram pela academia de jovens do Barcelona antes de chegarem à equipa principal para desfrutar de um Clássico como o deste sábado, diante do Real Madrid.

A academia de jovens do Barça já cá está. As estrelas de amanhã, como Lamine Yamal, que aos 16 anos tornou-se o mais jovem marcador da LaLiga, começam a medir o seu óleo num presente que lhes exigirá o máximo.

O Real Madrid desloca-se a Montjuic para defrontar uma equipa blaugrana rejuvenescida, que perdeu alguns elementos da sua geração de ouro (Busquets e Alba, os últimos, saíram para o Inter de Miami), mas que potenciou outros jovens jogadores que são agora titulares ou alternativas.

O primeiro deles é Lamine Yamal. O jovem de 16 anos deslumbrou na pré-época dos Culé. Inicialmente, seria levado em conta em algumas partidas. No entanto, o cartão vermelho e a lesão de Raphinha abriram um espaço para o jovem na ala. Até agora, nesta época, fez 10 jogos, marcou um golo e fez uma assistência. Já fez a sua estreia com a seleção espanhola, marcando um dos sete golos da La Roja contra a Geórgia numa partida de qualificação para o Euro-2024.

Números de Lamine Yamal na LaLiga EA Sports
Números de Lamine Yamal na LaLiga EA SportsFlashscore

A juntar-se a Lamine Yamal na frente de ataque está Fermín López, de 20 anos. É uma alternativa da academia juvenil que entusiasma o Barça. O jovem marcou dois golos em oito jogos. Na última jornada da Liga dos Campeões, conduziu os Culés à vitória com um golo violento contra o Shakhtar. Marcou contra o Real Madrid no Clássico da pré-temporada, disputado nos Estados Unidos.

López e Yamal têm aproveitado bem as suas oportunidades nesta temporada, assim como Marc Guiu. O jovem de 17 anos marcou 33 segundos depois de entrar em campo no jogo entre Barça e Athletic Bilbao. O golo deu aos Culés uma vitória apertada.

Marc Guiu, contra o Athletic
Marc Guiu, contra o AthleticAFP

Na baliza, defendida por Marc André Ter-Stegen, surge o nome de Iñaki Peña. Um jogador que, apesar de ter começado a sua carreira na academia de jovens do Villarreal, assinou pelo Barça muito jovem, passando por várias categorias da equipa de jovens até chegar ao Barça B. Em 2021, foi promovido à equipa principal, sob a orientação de Ronald Koeman. Fez a sua estreia na Liga dos Campeões contra o Viktoria Plzeň, naquela temporada, e fez ainda dois jogos da Taça do Rei.

Todas as posições do Barcelona são cobertas por jogadores formados em casa. Na defesa, por exemplo, há Alejandro Balde, de 19 anos, e Sergi Roberto. Balde é o mestre do flanco esquerdo. A sua velocidade, potência e precisão fazem dele uma arma letal para Xavi. Roberto, por outro lado, perde o seu papel. No entanto, a sua versatilidade permitiu-lhe jogar no Barcelona durante mais de 10 anos.

Os números de Baldé
Os números de BaldéFlashscore

O meio-campo, tal como a defesa, tem canteranos de La Masia. Gavi é talvez o mais notável deles. O andaluz estreou-se na equipa principal em 2021, depois de ter participado na pré-temporada. Pouco a pouco, foi conquistando um lugar no onze inicial. A sua tenacidade, potência e força permitiram-lhe conquistar o Golden Boy. No total, disputou 108 jogos pelo Barça, marcando 7 golos e fazendo 13 assistências.

Os números de Gavi
Os números de GaviFlashscore

Oriol Romeu, um jogador de 32 anos que está a mostrar um grande nível de forma esta época, já foi comparado a Sergio Busquets. Romeu passou pelas categorias de base do Espanyol. Assinou pelo Barça aos 12 anos. Entrou para o Barça B em 2008/2009, sob a tutela de Luis Enrique. Estreou-se na equipa principal em 2010, antes de se transferir para Inglaterra, onde jogou no Chelsea e no Southampton. Passou pelo Valência e pelo Estugarda, até que o Southampton decidiu contratá-lo. Após sete anos na Premier League, regressou à LaLiga para jogar no Girona. Foi contratado pelo Barça na janela de transferências de verão.

Xavi, um jogador de luxo criado em casa

Além do elenco, o Barcelona conta com um canterano histórico no banco de suplentes: Xavi Hernández . O vencedor do Campeonato do Mundo está há três épocas no comando da sua equipa. No ano passado, ganhou a LaLiga com um grande desempenho. Agora, espera melhorar as estatísticas da sua equipa na Liga dos Campeões e, para já, vencer o Real Madrid no El Clasico.

Siga o Barcelona-Real Madrid no Flashscore