Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

LaLiga: Athletic bate Alavés (2-0) e dorme em zona Champions

David Olivares
Guruzeta comemora um dos seus golos com Iñaki
Guruzeta comemora um dos seus golos com IñakiProfimedia
Unai Simón defendeu um penálti de Luis Rioja com o resultado em 0-0. Depois disso, Gorka Guruzeta marcou dois golos, que já leva 13 na Liga e mais dois na Taça. O primeiro, após uma assistência de Nico Williams e o segundo, após um passe de Iñaki.

Athletic Bilbao 2-0 Alavés

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

O Athletic está num momento excecional. Tem tudo a seu favor, conta com o apoio dos seus adeptos eufóricos e pode fazer história dentro de algumas semanas. Para além da qualificação para a final da Taça do Rei contra o Maiorca, está a viver uma época de sonho no campeonato.

E sonhar com a Liga dos Campeões está a tornar-se realista. Em primeiro lugar, devido à pressão que a equipa de Bilbau exerce sobre o Atlético de Madrid, numa altura da época em que os colchoneros têm importantes compromissos europeus. De facto, o conjunto basco dorme em quarto lugar. E, em segundo lugar, porque, embora pareça longe, o Girona, que está a desaparecer, está apenas a seis pontos.

Contra o Alavés, o Athletic começou por procurar Williams em jogadas de profundidade, embora a primeira oportunidade clara tenha sido de Carlos Vicente para a equipa de Vitória. Simon encontrou-o. Nico Williams teve então a oportunidade de colocar o Athletic em vantagem, mas foi travado por Sivera.

Aos 30 minutos, Gorosabel entrou na área e foi derrubado por Nico Williams. Muñiz Ruiz comete uma grande penalidade. Luis Rioja cobrou o penálti e Unai Simón defendeu. O jogador do Vitória começa a tornar-se um especialista, tendo sido decisivo para a Espanha nos quartos de final do último Campeonato da Europa contra a Suíça e contra a Croácia na final da Liga das Nações.

E, na jogada seguinte, estava feito o 1-0. Um contra-ataque conduzido por Nico Williams, que se vingou do erro anterior, acabou no domínio de Gorka Guruzeta, que marcou o primeiro golo do jogo com a parte exterior da bota.

O jogador de San Sebastian faria o segundo, assistido pelo outro Williams. De novo um contra-ataque do Athletic, em que Iñaki bateu a defesa do Alaves e Guruzeta rematou para o 2-0. O árbitro consultou o VAR, mas não houve fora de jogo do internacional ganês e o golo foi válido.

A segunda parte foi benéfica para todos os intervenientes.O Athletic tinha o controlo do jogo e San Mamés estava em festa, no último jogo em casa antes da final da Taça do Rei em Sevilha. Primeiro vem a paragem internacional e depois a visita ao Bernabéu.

No entanto, o Athletic podia ter aumentado a vantagem. Guruzeta esteve perto de fazer um hat-trick com uma bola em cima da linha que não conseguiu agarrar, pois a bola deu uma volta estranha.

O carrossel de substituições era notável e entre elas Nico e Guruzeta foram substituídos por Raúl García e Berenguer. Houve ainda tempo para uma dupla oportunidade de Iñaki Williams, que Sivera defendeu, e para Muniain enviar a bola para as nuvens. No final, 2-0. O Athletic está agora em quarto lugar e continua a sonhar com a Liga dos Campeões.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform