LaLiga: Athletic bate Alavés (2-0) e dorme em zona Champions
Athletic Bilbao 2-0 Alavés
O Athletic está num momento excecional. Tem tudo a seu favor, conta com o apoio dos seus adeptos eufóricos e pode fazer história dentro de algumas semanas. Para além da qualificação para a final da Taça do Rei contra o Maiorca, está a viver uma época de sonho no campeonato.
E sonhar com a Liga dos Campeões está a tornar-se realista. Em primeiro lugar, devido à pressão que a equipa de Bilbau exerce sobre o Atlético de Madrid, numa altura da época em que os colchoneros têm importantes compromissos europeus. De facto, o conjunto basco dorme em quarto lugar. E, em segundo lugar, porque, embora pareça longe, o Girona, que está a desaparecer, está apenas a seis pontos.
Contra o Alavés, o Athletic começou por procurar Williams em jogadas de profundidade, embora a primeira oportunidade clara tenha sido de Carlos Vicente para a equipa de Vitória. Simon encontrou-o. Nico Williams teve então a oportunidade de colocar o Athletic em vantagem, mas foi travado por Sivera.
Aos 30 minutos, Gorosabel entrou na área e foi derrubado por Nico Williams. Muñiz Ruiz comete uma grande penalidade. Luis Rioja cobrou o penálti e Unai Simón defendeu. O jogador do Vitória começa a tornar-se um especialista, tendo sido decisivo para a Espanha nos quartos de final do último Campeonato da Europa contra a Suíça e contra a Croácia na final da Liga das Nações.
E, na jogada seguinte, estava feito o 1-0. Um contra-ataque conduzido por Nico Williams, que se vingou do erro anterior, acabou no domínio de Gorka Guruzeta, que marcou o primeiro golo do jogo com a parte exterior da bota.
O jogador de San Sebastian faria o segundo, assistido pelo outro Williams. De novo um contra-ataque do Athletic, em que Iñaki bateu a defesa do Alaves e Guruzeta rematou para o 2-0. O árbitro consultou o VAR, mas não houve fora de jogo do internacional ganês e o golo foi válido.
A segunda parte foi benéfica para todos os intervenientes.O Athletic tinha o controlo do jogo e San Mamés estava em festa, no último jogo em casa antes da final da Taça do Rei em Sevilha. Primeiro vem a paragem internacional e depois a visita ao Bernabéu.
No entanto, o Athletic podia ter aumentado a vantagem. Guruzeta esteve perto de fazer um hat-trick com uma bola em cima da linha que não conseguiu agarrar, pois a bola deu uma volta estranha.
O carrossel de substituições era notável e entre elas Nico e Guruzeta foram substituídos por Raúl García e Berenguer. Houve ainda tempo para uma dupla oportunidade de Iñaki Williams, que Sivera defendeu, e para Muniain enviar a bola para as nuvens. No final, 2-0. O Athletic está agora em quarto lugar e continua a sonhar com a Liga dos Campeões.