LaLiga: Barcelona deixa dois pontos e dois médios em Bilbau (0-0)
Athletico 0-0 Barcelona
San Mamés voltou a ser palco de um jogo de alta tensão apenas quatro dias depois de ter vencido o Atlético de Madrid por 3-0 na segunda mão das meias-finais da Taça do Rei. E fê-lo com uma homenagem antes do jogo ao adepto que foi evacuado com um AVC e que, infelizmente, acabou por falecer. Miguel Ocio era sócio do clube vermelho e branco há 47 anos. Que descanse em paz.
No relvado, o Barça entrou disposto a tirar partido da derrota do Girona em Palma. Primeiro, Christensen rematou alto na sequência de um livre e depois Koundé, numa posição acrobática, quase colocou a equipa de Xavi na frente do marcador.
O Athletic reagiu quando Imanol García de Albéniz tocou em Koundé dentro da área. Foi assinalada uma grande penalidade, mas Hernández Hernández não a viu como tal.
Mas o Barcelona está a ter azar esta época. Se algo não acontece em termos de resultados, então as lesões estão à vista. A primeira, a de Frenkie De Jong. O neerlandês disputou uma bola aérea com Unai Gomez aos 22 minutos e, ao cair no relvado, torceu o tornozelo direito. Tentou continuar, mas não conseguiu. Teve de sair numa maca. Foi substituído por Fermín.
Aos 31 minutos, João Cancelo teve a melhor oportunidade da primeira parte. Um passe de Gündogan para Fermín foi intercetado por Unai Simón, mas o remate de longa distância do português foi tocado pelo internacional espanhol e defendido por Yeray debaixo dos postes.
Aos 42 minutos, Pedri sentiu um incómodo na coxa direita e também teve de ser substituído. O jogador das Ilhas Canárias deixou o campo com as mãos no rosto e os olhos vidrados. Foi substituído por Lamine Yamal.
Na segunda parte, o Athletic entrou forte e Iñaki Williams e Unai Gómez procuraram o golo. Fermín respondeu para o Barça.
De seguida, Lamine Yamal assinalou uma grande penalidade por uma falta de Berenguer. O Athletic respondeu com um cruzamento para a área de Berenguer que Iñaki Williams falhou porque Cancelo se atrapalhou.
Aos 75 minutos, um carrossel de alterações. Pelo Barça, João Félix, Oriol Romeu e Iñigo Martínez entraram para os lugares de Raphinha, Christensen e Cubarsí. O de Ondárroa, antigo jogador vermelho e branco, foi assobiado sempre que tocou na bola. No Athletic, Villalibre e Adu Ares substituíram Iñaki Williams e Guruzeta. O jogo da Taça estava a pesar e era necessário ir buscar homens frescos.
A verdade é que houve intensidade, mas quase não houve oportunidades de perigo em todo o jogo de ambos os lados, com exceção da de João Cancelo na primeira parte.
O Barça continua a oito pontos do Madrid e a um do Girona. O Athletic, por sua vez, está a cinco pontos da Liga dos Campeões.