LaLiga: Cinco jogadores que devem ser protegidos das pancadas dos rivais
Para além do japonês, há mais quatro homens na LaLiga que, pela sua capacidade quando têm a bola nos pés, merecem ser seguidos e protegidos, se quisermos desfrutar do melhor do jogo bonito.
Vinícius Jr - Real Madrid
É o suspeito número um do costume quando se trata de ser perseguido pelos rivais. A explosão e a velocidade de que dispõe o extremo brasileiro do Real Madrid fazem dele um dos jogadores mais faltas sofre ao longo da época. Este ano, os seus números nesse departamento baixaram devido a lesões, mas alguns dos seus problemas físicos resultaram de pancadas desnecessárias.
A sua enorme personalidade permite-lhe utilizar a pressão dos adversários para se motivar e nada o detém na sua busca pelo golo, mas o espetáculo melhoraria muito se começasse a receber uma maior proteção em determinadas situações.
Savinho - Girona
Sávio Moreira está em praticamente todas as listas de grandes jogadores da LaLiga que têm sido criadas nos últimos tempos. Mantendo um pouco de distância, é um pouco como o nosso protagonista anterior: tem o ritmo brasileiro no sangue e transmite-o na sua máxima expressão quando tem a bola nos pés.
Homens como o de São Mateus são os que fazem valer a pena pagar o preço do bilhete. Prova disso são os 47 dribles bem-sucedidos que o colocam como o segundo melhor driblador do campeonato espanhol, atrás apenas dos 48 de Nico Williams.
Take Kubo - Real Sociedad
"Há pessoas que me prejudicam muito sem querer. Penso que os jogadores que tentam fazer "pequenas coisas", como se costuma dizer, precisam de proteger-nos um pouco mais", disse o japonês depois de ter terminado o jogo contra o Alavés com sangue nas pernas.
O jogador japonês tinha razão em protestar, pois é o sétimo jogador que mais faltas sofre da LaLiga, com 37 faltas. Felizmente ou infelizmente, Take vai participar na Taça da Ásia e poderá fazer uma pausa dos constantes pontapés a que teve de habituar-se.
Nabil Fekir - Real Bétis
Não é por ter jogado tão pouco devido a uma lesão que podemos tirar o francês desta lista. Quando está em campo, a sua capacidade de proteger a bola e de contornar os defesas adversários torna-o alvo de inúmeras faltas. Sempre que tem uma presença significativa em campo, o jogador do Bétis junta-se normalmente a Vini no topo da lista de faltas recebidas.
Basta ver alguns dos seus jogos para perceber que é um dos jogadores mais visados pelos adversários. Trata-se de um virtuoso que forjou o seu futebol na rua e que tem um talento especial para o drible, o que frustra os defesas menos pacientes.
Lamine Yamal - Barcelona
A audácia juvenil da jóia do Barça é um dos seus pontos fortes. É um prazer vê-lo partir do flanco para entrar agilmente na área e decidir entre a assistência ou o golo.
Ele tem um certa proteção por causa da equipa em que joga, mas é importante que continue a receber proteção que lhe permita desenvolver-se sem ter de passar pelas indesejáveis lesões graves. Começou a época como um tiro e agora desvaneceu-se um pouco, mas tem muito talento para o compensar.