LaLiga: Em campo e com protesto pelas vítimas da tempestade DANA
"Zangados com a Bola de Ouro? Não, estamos tristes com os acontecimentos de Valência, é algo inacreditável", diz Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid, enquanto em Espanha a decisão da LaLiga liderada por Javier Tebas de realizar os jogos da 12ª jornada do campeonato, para além do encontro Valência e Real Madrid, bem como do duelo entre Villarreal e Rayo Vallecano, continua a causar discussão e polémica.
Os clubes não quiseram entrar em campo e as críticas, mesmo duras, aos que decidiram que o jogo se devia realizar na mesma, vieram de vários quadrantes, incluindo de jogadores como Diego Simeone, do Atlético de Madrid, e Hansi Flick, do Barcelona, decididamente aborrecidos por não poderem mostrar solidariedade para com as vítimas das inundações, a "Dana", na zona de Valência.
As dedicatórias
No final, o Barça venceu o dérbi com o Espanyol por 3-1, enquanto o Atlético venceu o Las Palmas por 2-0, com Giuliano Simeone, filho do treinador, que depois de marcar o primeiro golo da sua equipa, mostrou uma camisola com uma mensagem de apoio e esperança em valenciano ("Força i Anims") para as vítimas e os afectados por esta tragédia. Pablo Fornal, do Betis, fez o mesmo após o jogo contra o Athletic Bilbao: mostrou uma camisola com as palavras"Fuerza Valencia" nos ombros.
A situação provocada pelo mau tempo continua a complicar-se, ao ponto de hoje o Barcelona só ter podido treinar no ginásio devido à chuva muito forte que atingiu a cidade e que fez disparar o alerta vermelho em alguns "municípios" catalães.
Adiamento
Entretanto, o Valência apresentou um pedido oficial à Federação Espanhola de Futebol para o adiamento do jogo da primeira eliminatória da Taça do Rei frente ao Parla Escuela-Fair Play, agendado para quarta-feira. O clube salientou que ainda não estava em condições de entrar em campo:"Todas as nossas energias, a nossa atenção e o nosso apoio ", dizia uma nota divulgada pelo Valência, "devem estar concentrados nas pessoas afectadas pelo Dana".
De acordo com os meios de comunicação social espanhóis, o pedido do Valência deverá ser deferido, sendo muito provável que sejam adiados outros jogos da Taça Nacional: Ejea-Hércules, Pontevedra-Levante e Manises-Getafe.