Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

LaLiga: Girona, Athletic e Atlético na corrida pelos milhões da Champions

David Olivares
De Paul e Sancet lutam por uma bola no jogo Athletic-Atlético da Taça do Rei
De Paul e Sancet lutam por uma bola no jogo Athletic-Atlético da Taça do ReiAFP
Com nove jornadas e 27 pontos por disputar, uma das grandes incógnitas da LaLiga é saber quais as equipas que irão representar Espanha na próxima edição da Liga dos Campeões.

Com o Real Madrid a liderar a classificação (72 pontos) e o Barcelona em segundo lugar, numa trajetória ascendente (64), o terceiro lugar é atualmente ocupado por uma equipa do Girona que tem vindo a cair nas últimas jornadas. Sobretudo depois da derrota por 4-0 no Bernabéu. A equipa de Míchel, que está a fazer uma época extraordinária, perdeu nos seus últimos quatro jogos (Real Madrid, Athletic, Maiorca e Getafe).

O topo da LaLiga
O topo da LaLigaFlashscore

Mesmo assim, tem um bom rendimento, pois soma 62 pontos, mais sete do que o Atlético de Madrid e, além disso, está apenas concentrado na LaLiga. O Athletic Bilbao, quarto classificado com 56 pontos, tem o grande acontecimento das últimas três décadas ao virar da esquina. A 6 de abril, em Sevilha, defronta o Maiorca na final da Taça do Rei, que poderá ser o primeiro título, à exceção da Supertaça de Espanha, desde 1984.

No entanto, nas últimas oito jornadas do campeonato, o Athletic poderá concentrar-se exclusivamente na LaLiga.

O Atlético de Madrid, atualmente em quinto lugar com 55 pontos, tem pela frente um exigente jogo dos quartos de final da Liga dos Campeões contra o Borussia Dortmund. Depois disso, veremos até onde chegarão nas competições europeias.

Morata, frente a Aleix García, no jogo Girona-Atlético de Madrid.
Morata, frente a Aleix García, no jogo Girona-Atlético de Madrid.AFP

O Atlético de Valverde tem o melhor registo da segunda metade da época, com 18 pontos em cinco vitórias (Real Sociedad, Maiorca, Girona, Las Palmas e Alavés), três empates (Cádiz, Almería e Barcelona) e duas derrotas (Valência e Betis). Segue-se o Atlético de Madrid com 17 pontos e o Girona com 14.

O calendário dos três candidatos é semelhante, embora existam dois duelos directos: Atlético de Madrid contra Girona a 13 de abril e, duas semanas depois, Atlético de Madrid frente ao Athletic, ambos na capital espanhola.

O Girona, para além de visitar o Atlético, tem de receber o Barcelona. Nas últimas quatro jornadas, poderá defrontar adversários que não estão a jogar nada, se seguirem a trajetória que temos visto até agora: Alavés, Villarreal, Valência e Granada. Ainda é muito cedo para dizer, porque as duas equipas de Valência podem aproximar-se da Europa com um sprint e, embora seja muito difícil para elas, o Granada tem de testar o efeito Sandoval.

O Athletic tem de visitar o Bernabéu e o Metropolitano. Nos últimos quatro jogos, defronta Osasuna, Celta, Sevilha e Rayo. Os três últimos podem estar a lutar para garantir a despromoção. O Atlético, por outro lado, além dos dois duelos directos, tem uma reta final mais suave. Mallorca, Celta, Getafe e Osasuna nas últimas quatro rodadas. Com exceção dos galegos, os restantes podem não ter nada em jogo.