Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

LaLiga: Valência aproxima-se da Europa (1-4), líder Girona empata com o último (0-0)

Hugo Filipe Martins com Daniel Núñez
Atualizado
Diego López bisou e assistiu
Diego López bisou e assistiuGetty Images vía AFP
O Almería não venceu qualquer jogo na primeira volta da LaLiga, mas arrancou a segunda metade com um ponto importante na receção ao Girona, líder do campeonato espanhol que não conseguiu passar em casa do lanterna vermelha. Mais tarde, o Valência goleou o Cádiz com uma grande exibição de Diego López

Cádiz 1-4 Valência

Quando uma equipa está há 15 jogos consecutivos sem ganhar, o que equivale a quatro meses e meio, o nível de desespero atinge limites inimagináveis. E essa frustração pode ser o pior inimigo de uma equipa como o Cádiz, que voltou a cair para os lugares de despromoção depois de perder com o Granada no Nuevo Los Cármenes. Depois de confirmada a derrota, Sergio González pediu clemência, mais uma oportunidade para recuperar a confiança.

E essa espécie de ultimato autoimposto chegou a 14 de janeiro, contra um rejuvenescido Valência no Tacita de Plata. Até os mais ambiciosos perderam alguma esperança quando Hugo Duro concluiu uma jogada fantástica de Diego López pelo flanco direito.

A tarde tinha começado mal e foi agravada pela lesão de Fede San Emeterio. O ambiente mudou completamente quando Isidro Díaz de Mera recebeu uma advertência do VAR por um alegado toque com a mão na área, na sequência de um livre de Rubén Alcaraz. O árbitro assinalou a grande penalidade, como é apanágio do futebol moderno, e o próprio jogador catalão marcou o golo do empate.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

A equipa da casa prometia estar feliz e sonhava com uma reviravolta ao longo de uma segunda parte que correu mal desde o início. Sergi Canós, que já tinha ameaçado noutra ocasião com um remate que foi bloqueado pela defesa, colocou a bola no espaço e encontrou o jovem Diego López sem marcação. O jogador da casa optou por um remate rasteiro ao poste mais distante e os amarelos voltaram à estaca zero.

Iván Alejo podia ter marcado na sequência de um ressalto e sem o tentar fazer, quando Giorgi Mamardashvili teve demasiada calma para tirar a bola da defesa. Alcaraz também tentou um remate de longa distância, mas faltou-lhe um pouco de precisão. No geral, a equipa precisava de ideias e de frescura para incomodar um adversário que estava muito confortável depois de ter voltado a estar em vantagem.

A equipa de Sergio Gonzalez mostrou porque é o pior ataque da divisão (15 golos, quatro atrás do Almeria). Javi Guerra e Jesús Vázquez, ambos saídos do banco, completaram a goleada e os adeptos do Cádiz acabaram a pedir a demissão do treinador.

Almeria 0-0 Girona

A pontuação das equipas iniciais
A pontuação das equipas iniciaisFlashscore

O Almería é, de forma destacada, último classificado do campeonato espanhol, por isso um ponto contra o Girona, que é líder, não seria, à partida, um mau resultado. No entanto, a equipa da Andaluzia sai a lamentar-se pelo nulo frente à formação catalã.

A expulsão de Aleix Garcia, a 10 minutos do final, acabou por ser o momento chave do encontro, uma vez que praticamente tirou o Girona a possibilidade de lutar pelos três pontos, apesar de uma oportunidade desperdiçada por Miguel Gutierrez.

Por outro lado, o Almeria, que já tinha sido a equipa mais perigosa na primeira parte, com duas ocasiões para Leo Baptistao e Sergio Arribas, foi com tudo para tentar a primeira vitória da temporada na LaLiga.

Depois de terminar a primeira metade sem qualquer triunfo, a equipa de Luís Maximiano, que foi titular e teve uma tarde mais tranquila do que seria de esperar, tentou vencer pela primeira vez depois da expulsão de Aleix Garcia.

Luís Suárez foi a jogo e o Almeria, balanceado para o ataque, quase fez o 1-0. O remate de Ramazani saiu por cima e as duas equipas saíram insatisfeitas, uma vez que o empate acaba por ser um mau resultado para ambos os conjuntos. O Almeria continua afundado no último lugar, com seis pontos, a 10 do Sevilha. Por outro lado, o Girona isolou-se na liderança da LaLiga, mas ficou à mercê do Real Madrid, que está na Arábia Saudita para disputar a Supertaça de Espanha.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaOpta by Stats Perform