LaLiga: Guridi quebra série de derrotas do Alavés no triunfo sobre o Maiorca (1-0)
Recorde aqui as incidências do encontro
Desde o longínquo dia 20 de setembro, quando venceu o Sevilha por 2-1, o Alavés não tinha conquistado qualquer ponto. Um 0 em 15 que doía muito e ameaçava uma tempestade em Vitória. Mas quem espera, alcança, e na segunda parte o Alavés foi superior à equipa das Baleares, quebrando a série de maus resultados e respirando de alívio.
Não foi um jogo divertido, longe disso. Tivemos de esperar quase meia hora para ver duas oportunidades claras de golo, uma em cada área. A primeira, um remate do português Chiquinho, depois de deixar o adversário sentado, foi defendida por Sivera. A outra, um cruzamento de linha de fundo de Guridi sem encontrar um finalizador.
Quase sem querer, os últimos minutos antes do intervalo foram passados quase inteiramente na área de um Alavés incapaz de gerar qualquer coisa. Ainda faltava uma segunda parte inteira. Com mais garra e sabendo que para marcar é preciso criar, assim que as hostilidades recomeçaram, as oportunidades surgiram de ambos os lados, embora sem pontaria.
Tudo em campo parecia conduzir ao empate, já que nenhuma das equipas queria arriscar demasiado. Muita ordem, pouco futebol. Até que, numa ação em que alguns chamaram o árbitro por uma falta à entrada da área, chegou o golo. Com a leia da vantagem, Blanco e Tenaglia continuaram, o cruzamento do argentino foi mal aliviado por Copete e a bola sobrou para Guridi, que não perdoou o presente e fez o 1-0. O segundo poderia ter sido marcado nos descontos, mas Román fez a defesa da noite.