Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

LaLiga: Hat-trick de Lewandowski para o Barcelona (0-3), Athletic falha três penáltis e perde (2-1)

Atualizado
Lewandowski em grande forma
Lewandowski em grande formaPhoto by Eric Alonso / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
O Girona adiantou-se no marcador com um golo de Yaser Asprilla. O Athletic empatou antes do intervalo com um golo de Sancet, que se retirou lesionado. Os bascos falharam três penáltis... Gazzaniga foi a estrela de um jogo que teve de tudo. Stuani marcou o 2-1 final nos descontos. Lewandowski foi o herói da vitória do Barcelona frente ao Alavés, ao apontar um hat-trick para o triunfo do líder por 0-3.

Alavés 0-3 Barcelona

Eficácia e Lewandowski são duas palavras que andam juntas, complementam-se. O polaco é um daqueles avançados que, na sua idade avançada, continua a mostrar uma forma física e mental invejável. Ainda mais em 2024-2025, uma época em que o antigo jogador do Bayern de Munique marcou sete golos e é o Pichichi da LaLiga.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

Robert Lewandowski catapultou o Barcelona com a pressão de uma derrota por 4-2. O polaco, que tem estado em brasa desde que Hansi Flick assumiu as rédeas do banco blaugrana, marcou um hat-trick em 31 minutos de jogo que praticamente resolveu o jogo.

O encontro para os catalães começou com uma contrariedade: aos 3', Ferran saiu lesionado. Eric Garcia entrou para o seu lugar. Numa das jogadas seguintes, Lewandowski fez o 0-1 através do ar, após um grande cruzamento de Raphinha.

Aos 21 minutos, o antigo avançado do Borussia Dormunt fez o 0-2 após finalizar uma grande jogada de Raphinha. Dez minutos mais tarde, o avançado rematou cruzado a bola oferecida por Eric Garcia. 

Antes de ir para os balneários, Toni Martinez ainda esboçou uma reação para a equipa da casa. No entanto, o golo foi anulado por fora de jogo. As equipas foram para os balneários com um sonoro 0-3 blaugrana.

A diferença de golos permitiu a Hansi Flick abrandar o ritmo e Toni Martinez, aos 49 minutos, acertou no poste. A entrada de Ansu Fati trouxe uma imagem diferente aos Culés. Aos 73 minutos, Sivera defende um bom remate. Dois minutos mais tarde, a bola bateu no poste. Para além do golo, o Barça recebeu uma boa notícia com o regresso de Frenkie De Jong à LaLiga.

Aos 85 minutos, Mouriño cabeceou um livre cobrado por Joan Jordan. A bola entrou na baliza de Iñaki Peña, mas devido a um fora de jogo, também não contou.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Girona 2-1 Athletic Bilbao

Jogo intenso, com chegadas, golos, ações e três momentos que nos fizeram lembrar o jogo entre a Argentina e a Colômbia, disputado a 4 de julho de 1999 (3-0 a favor dos Cafeteros), em que Martin Palermo, grande avançado e figura histórica do Boca Juniors, falhou três penalidades no mesmo jogo. Em Montilivi, não houve um único jogador que tenha falhado três penáltis dos onze metros... Berenguer, Iñaki Williams e Ander Herrera falharam os seus pontapés, deixando vivo o Girona, que não se cansa de fazer jogos loucos. 

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

A primeira parte foi mais do que divertida. No início, o jogo parecia calmo: tanto o Girona - que defrontou o PSV em Montilivi - como o Athletic - que defrontou o AZ em San Mamés - chegaram ao jogo de domingo com sobrecargas nas costas. O Athletic começou mais sólido: os leões, de facto, perderam um penálti mal cobrado por Berenguer e tiveram várias oportunidades. O Girona, no entanto, passou para a frente graças a um raro golo de Yaser Asprilla. No lance seguinte, o Athletic reagiu e Sancet, após um grande controlo na área, fez o 1-1, saindo depois lesionado antes do intervalo.

A intensidade manteve-se na segunda parte. Logo no início, o árbitro assinalou nova grande penalidade a favor do Athletic. Iñaki Williams foi derrubado na área e, após a decisão do árbitro, disparou um remate fraco para o centro que Gazzaniga defendeu. No entanto, a grande penalidade foi repetida porque o guarda-redes argentino do Girona não tinha um dos dois pés em cima da linha de golo. Ander Herrera pegou na bola. Rematou para o centro, novamente, com outro remate fraco, sem força, que foi defendido pelo guarda-redes argentino.

Perto do final, o Girona foi a equipa que mais tentou desempatar a partida. Yaser Asprilla era um perigo constante para a defesa de uma equipa vermelha e branca que resistia no seu próprio campo. Aos 86 minutos, Padilla voltou a fazer uma brilhante defesa para manter a equipa de Ernesto Valverde na luta pelo empate. Aos 90+8, Paredes derrubou um jogador do Girona na área e... penálti a favor da equipa da casa. Paredes recebeu um cartão amarelo pela falta e outro por protestar, enquanto Stuani mandou a bola para o fundo das rede para o 2-1 final.

Os principais destaques da partida
Os principais destaques da partidaOpta by Stats Perform