LaLiga: O dérbi da Catalunha está de volta
Los Culés e Los Pericos estão igualmente motivados para conquistar os três pontos neste dérbi, que ambos os adeptos sublinharam no calendário no início da época.
Ambos os clubes estão atualmente a comemorar aniversários, o 125.º no caso do Barcelona e o 124.º para o Espanhol, e este será também um jogo especial porque se realiza no Estádio Olímpico de Montjuïc, onde o os pericos jogaram durante 12 épocas entre 1997 e 2009, antes de se mudar para o Estádio RCDE em Cornellá.
Barça entra na semana do dérbi em grande forma
O Barcelona está numa forma absolutamente espetacular, especialmente depois da goleada de 4-0 ao Real Madrid no Estádio Santiago Bernabéu. O resultado aumentou a vantagem no topo da tabela para seis pontos. Em 11 jogos, o Barça venceu 10 vezes e perdeu apenas uma, com 37 golos marcados e 10 sofridos, com uma diferença de golos de 27.
O Barça tem o tridente mais goleador das 10 principais ligas europeias, com Robert Lewandowski, Raphinha e Lamine Yamal a marcarem 25 golos no campeonato, 14 para o polaco, seis para o brasileiro e cinco para o espanhol. A segunda melhor linha da frente na Europa é a do Sporting CP, com os seus 19 golos na liga portuguesa.
Além disso, os três avançados acumularam 14 assistências, com Raphinha e Lamine Yamal a fazerem seis cada um e Lewandowski duas. Entre os três, geraram 67% dos golos da equipa, o que faz deles uma linha da frente devastadora para os adversários.
A equipa também é de elite quando se trata da armadilha do fora de jogo. Contra o Real Madrid, apanharam os Blancos em fora de jogo em 12 ocasiões, um recorde até agora na LaLiga. Esta época, o conjunto catalão é a equipa que mais vezes apanhou o adversário em fora de jogo.
Espanhol quer impor-se
O Espanhol, que regressou à LaLiga através dos play-offs 2023/24, procura fazer uma declaração tirando pontos aos líderes. A situação atual não é muito confortável, mas também não é má, pois o clube está fora da zona de despromoção com 10 pontos. Já dificultaram a vida a algumas das equipas de topo da divisão, ao empatarem com o Atlético de Madrid no Estádio Riyadh Air Metropolitano, na 3.ª jornada, e ao liderarem o Real Madrid até aos 25 minutos finais do que acabou por ser uma derrota no Bernabéu, na 6.ª jornada.
Los Pericos são orientados por Manolo González, que procura manter a equipa na divisão e construir um projeto a longo prazo. Para isso, conta com jogadores como Javi Puado, o futebolista com mais qualidade do plantel, e com o guarda-redes Joan García, que é o guarda-redes com mais defesas na LaLiga esta época, com 47. Contra o Atlético de Madrid, ele produziu uma das melhores atuações da temporada, com várias defesas que permitiram que os Pericos ganhassem um ponto contra um dos gigantes do futebol espanhol.
Para Los Pericos, enfrentar o Barça é sempre especial. O Espanholsonha sempre em vencer o seu rival histórico, mas não o faz na LaLiga desde 2009, quando venceu o Barcelona por 2-1 graças a dois golos de Iván de la Peña.
Se olharmos para todas as competições, o RCD Espanyol venceu um dérbi por 1-0 a 16 de janeiro de 2018, com um golo de Óscar Melendo a colocá-los em vantagem nessa eliminatória da Taça do Rey, mas os Culés vieram de trás na segunda mão para vencer por 2-0 e avançar na competição.
No domingo, o Espanhol vai tentar reinar supremo neste dérbi e, ao mesmo tempo, afastar-se da zona de despromoção. Por seu lado, o Barcelona espera manter a sua série de vitórias e proteger a sua grande vantagem na liderança da LaLiga.