LaLiga: Parejo estraga festa do Athletic com penálti aos 90+5 minutos (1-1)
Athletic Bilbao 1-1 Villarreal
O jogo da liga era extremamente importante porque o Athletic está a disputar a vaga para Liga dos Campeões nestas últimas jornadas do campeonato. Mas o que estava presente antes do jogo era a ressaca da "gabarra", a maior festa da Biscaia nos últimos 40 anos.
A celebração do título da Taça esteve presente em todos os momentos e a festa fez-se notar no período que antecedeu o jogo, com uma macro-festa para os campeões, na qual participaram tanto os jogadores do Villarreal como os do Athletic vencedores da Taça de 1984.
Na partida, o Villarreal entrou mais empenhado no jogo. De tal forma que, aos nove minutos, Beñat Prados atropelou Álex Baena dentro da área e foi assinalada uma grande penalidade. O pontapé de Gerard Moreno acertou no poste. O internacional espanhol marcou no ressalto, mas o lance já tinha sido anulado.
Posteriormente, foi Baena quem teve a oportunidade, com um golo defendido por Vivian.
Athletic acordou
Mas então veio o despertar do Athletic. Primeiro com um cabeceamento de Iñaki Williams que saiu ao lado. Depois, com uma bola rasteira de Prados que Sancet rematou à queima-roupa e Jorgensen defendeu de forma extraordinária.
Nos últimos minutos da primeira parte, Guruzeta tentou a sua sorte com um livre e depois teve um remate que Albiol quase colocou na sua própria baliza.
Na segunda parte, os Rouge et Blanc entraram com tudo na área de Jorgensen. De facto, foram vistos dois penáltis e nenhum foi marcado. Um por falta de Albiol sobre Sancet e o outro por um agarrão de Pedraza sobre Nico Williams.
O golo de Sancet
Mas, aos 66 minutos, tanto era o cântaro vai à fonte que acabou por se partir. Um cruzamento de Ander Herrera foi cruzado por Guruzeta e Oihan Sancet rematou com o exterior do pé para o fundo da baliza, levando o San Mamés ao delírio.
A partir desse momento, o carrossel de mudanças em ambas as equipas diluiu o jogo, que, apesar do resultado apertado, parecia estar decidido. Vivian apanhou um susto quando sofreu um tremendo golpe após chocar com Unai Simón, mas acabou por regressar ao relvado sob aplausos.
E quando ninguém esperava, aos 90+5 minutos, o Villarreal empatou. Uma mão duvidosa de Yuri dentro da área deu origem a uma grande penalidade, que Dani Parejo converteu para salvar um ponto para o Submarino.
Com este ponto, o Athletic afasta-se um pouco mais da zona de acesso à Liga dos Campeões, com o Atlético a quatro pontos. O Villarreal, por sua vez, está a seis pontos do sétimo classificado, o Betis.