Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

LaLiga: Tribunal rejeita ação de Real Madrid e Athletic sobre acordo de 1,9 mil milhões de euros

O Real Madrid foi uma das equipas que interpôs uma ação judicial contra a Liga
O Real Madrid foi uma das equipas que interpôs uma ação judicial contra a LigaReuters
O Real Madrid e o Athletic Bilbao não deram provimento à ação judicial intentada contra a LaLiga por causa do acordo de 1,9 mil milhões de euros celebrado pela liga para financiar dezenas de clubes.

A decisão do tribunal de Madrid, a que a Reuters teve acesso na terça-feira, não considerou ilegal o acordo "LaLiga Boost", em que 38 clubes espanhóis votaram para receber dinheiro em troca da entrega de uma participação de 8,2% à CVC Capital Partners.

O acordo envolveu a criação de uma nova empresa com a participação da CVC para obter receitas dos direitos de transmissão e de patrocínio da LaLiga durante 50 anos. Foi aprovado no final de 2021.

Foi o primeiro acordo de investimento de uma empresa de capitais privados numa grande liga europeia, mas o Real Madrid e o Athletic apresentaram uma queixa em janeiro de 2022, afirmando que causaria danos irreparáveis a todo o sector do futebol espanhol e que violava a legislação desportiva espanhola e os estatutos da LaLiga. Argumento recusado, mas a decisão do tribunal pode ser objeto de recurso.

Num comunicado, a LaLiga congratulou-se com a decisão do juiz, salientando que o acordo permitiu que a maioria dos clubes efectuasse investimentos sem ajuda estatal. Os clubes estão obrigados a gastar a maior parte dos 1,9 mil milhões de euros, principalmente em melhorias nos estádios, na redução da dívida e no investimento nas suas equipas profissionais.