Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

LaLiga: Valência vence (3-1) Villarreal, Real Sociedad salva ponto (1-1) e Rayo derruba Getafe (2-0)

Rafael Gómez, David Olivares
Atualizado
Pepelu bisou de penálti no triunfo do Valência diante do Villarreal
Pepelu bisou de penálti no triunfo do Valência diante do VillarrealAFP
O Valência entrou em 2024 a todo o gás, vencendo na receção ao Villarreal, por 3-1, na 19.ª jornada da LaLiga. Já a Real Sociedad conseguiu um ponto na receção ao Alavés, num jogo onde se viu reduzida a dez jogadores, aos 36 minutos, por expulsão do guarda-redes Remiro, obrigando à saída antecipada do português André Silva, e onde o 1-1 só chegou aos 90+7 minutos. Quanto ao Rayo Vallecano, viu Sergio Camello bisar e levar a equipa à sua primeira vitória de 2024, contra um Getafe que começou a segunda metade da temporada em má forma.

Valência 3-1 Villarreal

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O bebé Valência está muito bem e recomenda-se. Não é uma equipa que vá lutar pelo título ou para entrar na Liga dos Campeões, mas joga bom futebol e tem margem para melhorar nos próximos jogos e nos anos seguintes.

Contra um adversário de alto nível, que não está no seu melhor, como o Villarreal, o Valência teve um início fulgurante.

Aos quatro minutos, a equipa de Pipo Baraja abriu o marcador graças a uma bola longa para Gayá, que o jogador de Pedreguer controlou bem. Depois, levantou a cabeça e devolveu a bola a Yaremchuk, que rematou para a baliza defendida por Jorgensen, fazendo o 1-0.

O primeiro golo do ucraniano, antigo jogador do Benfica, na LaLiga quase teve resposta do comandante Morales, mas Mamrdashvili estava atento. Aos oito minutos, Yaremchuk voltou a colocar a defesa dos Submarinos em apuros, com um remate à meia volta.

O Villarreal estava em desvantagem no marcador e, como se não bastasse, teve de ver Albiol sair lesionado e ser substituído por Bailly, aos 17 minutos. O jogador do Villamarchante foi aplaudido de pé pelo público do Mestalla.

Depois, Alberto Moreno rematou em vólei e Mamardashvili defendeu na perfeição. Aos 27 minutos, chegou o segundo gol Ché. Um cruzamento para a área de Hugo Duro foi derrubado por Terrats e o árbitro assinalou grande penalidade. Pepelu engana Jorgensen e converteu para o 2-0.

Antes do intervalo, Bailly esteve perto de, como se diz, beijar a santa, com um remate após um corte que passou ao lado do poste.

Os homens de Baraja começaram a segunda parte com um remate ao poste de Hugo Duro. Na jogada seguinte, viria o 3-0. Alti cometeu falta dentro da área e, pela segunda vez na partida, o Valência beneficiou de uma grande penalidade.

Mais uma vez, foi Pepelu quem cobrou o penálti e o jogador natural de Dénia voltou a marcar. Desta vez, acertou junto ao poste esquerdo.

No entanto, o Villarreal ainda teve tempo para manter um fio de esperança quando, aos 73 minutos, Gerard Moreno marcou. O jogador de Santa Perpeuta de Mogoda rematou com mestria após uma grande jogada de Ilias Akhomach.

O Villarreal tentou aproximar-se no marcador, mas o Valência podia ter marcado o quarto golo em contra-ataque, por Jesús Vázquez. O Valência soma agora 26 pontos com a vitória e sete pontos de vantagem sobre o Villarreal, confirmando-se como a equipa mais forte da região.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaOpta by Stats Perform

Real Sociedad 1-1 Alavés

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

A Real Sociedad entrou na Reale Arena disposta a garantir a vitória, pois apesar de estar em grande nível esta época, os lugares da Liga dos Campeões estavam demasiado longe até ao final de 2023.

E a verdade é que dominou nos primeiros momentos do jogo, mas não conseguiu incomodar o Alavés, que estava bem posicionado no terreno de jogo.

Guridi teve a oportunidade mais clara no contra-ataque, mas Zubeldia atrapalhou-o no momento certo para evitar que o Alavés se colocasse em vantagem. A primeira oportunidade clara da Real surgiu aos 30 minutos, por intermédio de Mikel Oyarzábal. Tenaglia intercetou o remate, mas o ressalto caiu para Mikel Merino, que cabeceou por cima da trave.

O momento chave do jogo aconteceu aos 36 minutos. Uma bola longa de Sivera chegou a Abde e Remiro, que não mediu bem, afastou a bola da área. Cartão vermelho para o guarda-redes de Navarra e adeus ao dérbi contra o Athletic.

Unai Marrero substituiu André Silva e foi titular na baliza pela primeira vez na LaLiga, embora se tivesse estreado na Taça.

Na segunda parte, a Real procurou o golo, apesar de ter um homem a menos. Pelo Alavés, Luis García estreou Giuliano Simeone, que substituiu Samu Omorodion, que praticamente não jogou. Giuliano estava a fazer o seu regresso após a lesão sofrida em Burgos no verão passado.

O Alavés, com um homem a mais, conseguiu chegar à vantagem com o contributo de Guevara, que fez um controlo magistral dentro da área e foi derrubado por Mikel Merino. Luis Rioja cobrou a grande penalidade e converteu-a, aos 76 minutos.

Quando tudo parecia indicar que o Alavés iria conquistar os três pontos, a Real estava à beira de uma reviravolta. García Verdura assinalou uma grande penalidade por contacto entre Rafa Marín e Zubeldia, que o VAR anulou posteriormente.

Já nos descontos, Take Kubo acertou na trave com um remate que abanou as bases do Alavés, na oportunidade mais clara da Real Sociedad no jogo. Depois, Umar Sadiq cabeceou fraco para as mãos de Sivera. E à terceira foi de vez. Martin Zubimendi aproveitou um ressalto na área após um choque com Sadiq e rematou de forma perfeita para o 1-1, aos 90+7 minutos.

Zubimendi festeja o golo do empate nos últimos segundos da partida
Zubimendi festeja o golo do empate nos últimos segundos da partidaAFP

A Real Sociedad conseguiu um ponto com um homem a menos contra o Alavés, mas ainda está longe da zona de classificação para a Liga dos Campeões.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaOpta by Stats Perform

Getafe 0-2 Rayo Vallecano

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O Rayo Vallecano mostrou mais uma vez que é uma equipa curta, com um plantel que tem dois, três ou quatro jogadores diferentes, mas com uma estrutura, um sistema que está em vigor há várias épocas, que é difícil de quebrar e que gera muitos danos para os adversários.

Pelo menos foi assim que viveu o Getafe de Bordalás, que começou 2024 com uma derrota que o deixou com dois golos de desvantagem, três expulsões (Latasa 39', Greenwood 49' e Damián Suárez 69') e com as bancadas do Metropolitano a apoiarem a sua equipa na reta final, apesar de não mostrarem qualquer esperança de dar a volta ao resultado.

Greenwood foi um dos três jogadores expulsos do Getafe durante a partida
Greenwood foi um dos três jogadores expulsos do Getafe durante a partidaAFP

A primeira parte do jogo foi equilibrada até que, aos 39 minutos, Latasa viu o cartão vermelho. O jogador acelerou demasiado num remate e acertou na cabeça de Óscar Valentín.

O Rayo passou para a frente aos 45+1 minutos com um golo de marca registada: aguentou pacientemente até encontrar espaço. Balliu atirou um ressalto e Camello, bem posicionado, marcou o primeiro golo do jogo, pondo fim à sua seca. A este golo seguiu-se outro, logo no segundo minuto da segunda parte, quando Camello, após uma bola longa de Nteka, bateu Soria com um remate certeiro .

O Getafe, que estava a perder por dois golos, viu o jogo ficar ainda mais complicado com a expulsão de Greenwood. O britânico protestou contra uma decisão de Figueroa Vázquez que lhe valeu um cartão vermelho direto, aos 50 minutos. Bordalás, irritado, teve de enfrentar o jogo com mais um homem a menos.

No final, Bordalás foi à procura de um milagre com três alterações: Alderete, Aleñá e Enes Unal entraram para os lugares de Damián, Gastón Álvarez e Luis Milla.  Damián Suarez deve ter dito alguma coisa ao quarto árbitro e Figueroa Vázquez expulsou-o, aos 70 minutos, já com o jogador fora das quatro linhas.

O jogo terminou com poucas oportunidades de golo. Com o Getafe apoiado pelos seus adeptos e o Rayo, que podia ter ganho com mais vantagem, mas decidiu concentrar-se nos três pontos para começar 2024 da melhor forma.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaOpta by Stats Perform