Lamine Yamal já disputou 66 jogos, com a sua idade Leo Messi estava apenas a estrear-se
As estatísticas fornecidas pela agência EFE mostram que Yamal tem uma vantagem considerável no início da carreira sobre Messi, agora com 37 anos, oito vezes vencedor da Bola de Ouro.
"Embora a sua carreira esteja apenas no início e o argentino seja considerado o melhor futebolista de sempre a vestir a camisola do Barcelona nos seus quase 125 anos de história, os números mostram que a ascensão de Lamine está a acontecer mais rapidamente do que os primeiros passos da carreira de Messi", refere.
Para além dos seus 13 golos, Yamal conta também com 17 assistências para a equipa do Barcelona, incluindo uma no clássico de domingo contra o Espanyol (3-1), na 12.ª jornada da LaLiga espanhola. Antes do apito inicial desse jogo, Yamal posou com o troféu da Kopa para o melhor jovem futebolista da época 2023/24, recebido na segunda-feira anterior na gala da Bola de Ouro em Paris.
O Espanyol é também o rival contra o qual Messi disputou o seu primeiro jogo na equipa principal do Barcelona. Esse jogo teve lugar a 16 de outubro de 2004. A estreia de Yamal aconteceu a 29 de abril do ano passado. No dia do confronto com o Betis (4-0), o espanhol tinha 15 anos, 9 meses e 16 dias e tornou-se o jogador mais jovem de sempre a fazer uma aparição oficial na equipa catalã.
Além disso, detém os recordes de jogador mais jovem do Barcelona: titular (16 anos e 38 dias), com uma assistência num jogo oficial (16 anos e 45 dias) e com um golo marcado (16 anos e 87 dias). No final de outubro, tornou-se também o mais jovem de sempre a marcar um golo no El Clasico, o jogo do Barcelona contra o Real Madrid (17 anos e 105 dias).
Os seus feitos na seleção espanhola são igualmente espetaculares. Desempenhou um dos papéis mais importantes no caminho para o triunfo no Campeonato da Europa deste ano, tendo levantado o troféu após a final contra a Inglaterra, a 14 de julho, um dia antes do seu 17.º aniversário. Sem surpresa, a 8 de setembro de 2023, Yamal detém o recorde da estreia e do golo mais precoce (16 anos e 57 dias) por esta seleção, bem como o mais jovem estreante (16 anos e 223 dias) e marcador de golos (16 anos e 338 dias) na história dos Campeonatos da Europa.
Um oitavo lugar antes do seu 18.º aniversário na prestigiada votação da Bola de Ouro indica que Yamal está no bom caminho para fazer algo de espetacular e sem precedentes não só no Barcelona e na seleção espanhola, mas também no futebol mundial.