Lamine Yamal: o novo herói do Barcelona e a próxima estrela do futebol mundial
Domingo, 8 de outubro de 2023: O Granada, que não vencia há cinco jogos, recebia o atual campeão Barcelona. Tendo em conta a diferença de forças, o jogo deveria ter sido rapidamente resolvido. O Barcelona contava com a terceira vitória consecutiva.
Em vez disso, o duelo terminou 2-2 - e escreveu duas grandes histórias. O jogo terá um grande significado nas carreiras de Bryan Zaragoza e Lamine Yamal por muitos anos.
Bryan surpreendeu toda a Espanha com a sua alegria. O jogador de 22 anos marcou dois golos pelo Granada e foi convocado pela primeira vez para a seleção espanhola, uma semana depois. Graças a ele, o Granada já vencia o Barcelona por 2-0 aos 29 minutos do primeiro tempo. Depois disso, dividiu as manchetes com o adolescente da Catalunha.
Recordes em vez de crises na puberdade
Lamine Yamal iniciou a reviravolta do Barcelona pouco antes do intervalo. Completamente livre, empurrou a bola pela linha de fundo. Nos próximos anos, Yamal marcará golos bonitos do que este. Mas poucos terão um significado mais pessoal. 16 anos e 87 dias - Yamal é agora o mais jovem goleador da LaLiga de todos os tempos.
Alguns dias antes, o mega-talento assinou um novo contrato de três anos com o Barcelona. De acordo com a imprensa, a sua cláusula de rescisão é de mil milhões de euros. E há boas razões para isso.
Já se estreou no campeonato espanhol em maio, tornando-se o jogador mais jovem da história do clube.
"Xavi disse-me para ganhar confiança no início com alguns passes simples. E depois atrever-me a abordar os adversários - e fazer o que faço sempre", disse o jovem, que deu a conhecer os conselhos do seu treinador.
"Ronaldinho, Messi... Lamine pode ser o próximo"
O canhoto vive para os grandes momentos, sente-se à vontade nas duas alas e é um verdadeiro artista com a bola. Mesmo durante o seu tempo na lendária academia de jovens "La Masia", causou sensação com as suas habilidades de drible - e desespero entre inúmeros adversários.
"Eu descreveria-me como um jogador que tenta ser muito criativo no terço ofensivo e deixar as suas habilidades falarem por si", contou Lamine Yamal.
Também já jogou duas vezes pela seleção espanhola. Em setembro, também se apresentou com o seu primeiro golo numa goleada por 7-1 na Geórgia. O prodígio ainda está à espera da sua terceira convocatória.
Devido a uma lesão muscular, não pôde participar no atual estágio do selecionador Luis de la Fuente - razão pela qual uma transferência para a federação marroquina ainda é uma possibilidade. O grande talento do campeão do mundo de 2010 não é motivo de preocupação.
"Sempre joguei pela Espanha, desde os sub-15, sempre fui claro sobre isso. Quero jogar pela Espanha", afirmou.
Rafa Márquez, ex-capitão da seleção mexicana e atual técnico da equipa secundária do Barcelona, foi buscar uma comparação muito especial.
"Yamal faz parte de um grupo de jogadores talentosos, que têm um talento inato. Que, independentemente da sua idade, podem sempre e em todo o lado fazer a diferença. Ronaldinho, Messi... Lamine pode ser o próximo. Tem todas as habilidades necessárias", disse Márquez ao jornal catalão Sport.
Será que Lamine Yamal conseguirá fazer jus a esses elogios? Uma coisa é certa: o extremo deixará a sua marca no futebol mundial nas próximas décadas. É o primeiro sinal de alerta de uma nova e faminta geração - uma geração para a qual até mesmo Kylian Mbappe, de 24 anos, e Erling Haaland, de 23, já são velhos conhecidos.