Lenglet e Umtiti, os dois fardos do Barcelona com contrato até 2026
A incerteza financeira do Barcelona não é a melhor forma de convencer as contratações mais apetecíveis, mas isso foi colocado em segundo plano para İlkay Gündoğan, que está a um passo de assinar pelo seu novo clube. A questão da inscrição na LaLiga será um assunto à parte, embora ainda faltem quase dois meses para o início da temporada, portanto, há muito tempo.
Clément Lenglet (28 anos) e Samuel Umtiti (29 anos) tornaram-se dois grandes problemas para os blaugranas porque não têm lugar no plantel e estão vinculados até 2026, o que significa que estão no direito de continuar por mais três épocas. Ambos foram emprestados ao estrangeiro - Tottenham e Lecce, respetivamente - e desempenharam um papel de destaque.
A situação de Lenglet
Fez 35 jogos em toda a época, de modod que se tornou numa peça importante de um clube que tem tido um desempenho fraco. É um jogador que, devido à sua carreira e idade, poderia ter uma boa reputação a nível europeu. No entanto, parece difícil encontrar uma equipa disposta a pagar os seus honorários, o que significa que as opções de transferência são reduzidas. Sem ir mais longe, o Tottenham adquiriu o francês com a condição de que o Barça assumisse uma parte do salário.
Apesar da "ressurreição" inesperada do companheiro de equipa, entre os dois, Lenglet seria o mais bem posicionado para permanecer no plantel do Barcelona. Deixando de lado a questão económica e olhando exclusivamente para o aspeto desportivo, a verdade é que o eixo da defesa está mais do que coberto (Ronald Araujo, Jules Koundé, Eric García, Andreas Christensen e até Marcos Alonso).
Uma melhoria inesperada
Saiu na janela de transferências do verão para a Serie A e poucos esperavam que terminasse a campanha de 2022/23 como uma peça indispensável de um plantel que conseguiu a manutenção. 25 jogos no total para o internacional francês, 10 dos quais consecutivos e com apenas um minuto de descanso (já na última jornada). Assim, pode dizer-se que terminou a um nível físico elevado, o que lhe abre as portas para uma competição importante.
Umtiti aceitou uma proposta míope do clube: renovar o contrato até 2026 e, em troca, receber uma quantia inferior. Era uma medida urgente para poder libertar Ferran Torres, que chegou do Manchester City sem a certeza de estar apto para jogar. A equipa de Camp Nou conseguiu prolongar o fair-play em troca de um compromisso bastante alargado com um jogador irrelevante, que agora está a tentar libertar novamente.