Lewandowski regressa à boa forma e tem média de um golo por jogo
Foi um golo especial para o avançado, que se tornou no jogador polaco mais goleador da história da primeira divisão espanhola, com 49 golos, um à frente de Jan Urban, antigo jogador do Osasuna e do Real Valladolid.
Lewandowski tem agora sete golos nesta temporada da LaLiga, o que significa que aumentou a sua vantagem no topo da tabela de goleadores. Agora com 36 anos, alguns estavam prontos a descartá-lo depois de ter marcado "apenas" 19 golos na competição na época passada, mas o centroavante tem uma média de um golo por jogo até agora em 2024/25 e tem também duas assistências.
Depois de se ter reencontrado com o seu antigo treinador do Bayern de Munique, Hansi Flick, Lewandowski está a prosperar.
Como explicou após a vitória por 5-1 sobre o Villarreal, na sexta jornada: "Penso que esta época estamos a passar e a cruzar mais para a área e, como avançado, essa é a minha zona. Posso fazer muito quando estou em contacto com a bola. Estamos a jogar bem como equipa".
O melhor rácio de minutos por golo da carreira de Lewandowski aconteceu quando trabalhou sob as ordens de Flick em Munique, tendo marcado 83 golos em 71 jogos com o treinador alemão, o que corresponde a uma média de um golo a cada 74 minutos. A sua atual forma no Barça não está longe disso, pois o veterano está a marcar um golo a cada 83 minutos nesta temporada da LaLiga.
O treinador está muito feliz por voltar a trabalhar com Lewandowski e, após a vitória do Getafe, Flick saudou o polaco como o melhor ponta-de-lança da última década: "Lewandowski é, para mim, o melhor camisa 9 dos últimos 10 anos. A sua função é estar à frente da baliza e dentro da área e está a fazê-lo muito bem."
Depois de já ter conquistado o Troféu Pichichi como melhor marcador da liga na primeira época em Espanha, quando o Barcelona conquistou o título da LaLiga em 2022/23, Lewandowski está determinado a conquistar outro prémio de melhor marcador e, mais importante, outro campeonato da liga.
Sendo o elemento mais velho do plantel e um dos poucos jogadores que estavam presentes em 2022/23, Lewandowski está também a assumir um papel de líder esta época.
Como tem demonstrado ao dar cada vez mais entrevistas no seu excelente espanhol, está verdadeiramente adaptado à vida na Catalunha e continua a prosperar mesmo depois do seu 36.º aniversário.
Agora, pode dizer que é o jogador polaco com mais golos na história da LaLiga. Mas, conhecendo o seu espírito competitivo e a sua paixão por marcar golos, ele vai querer deixar essa marca o mais alta possível, ainda mais alta do que os 49 golos que tem atualmente.