Marcelino para Muniain: "Chegaste como uma criança e partes como uma lenda do teu Athletic"
O clube de San Mamés enfrenta uma mudança de ciclo com as saídas de Raúl García, que anunciou publicamente em meados de abril que vai pendurar as chuteiras no final da época, e de Iker Muniain, que ainda aspira a continuar a desfrutar do futebol, em parte porque ainda tem 31 anos, seis a menos do que o seu companheiro de equipa. O destino deste último, cujo contrato termina a 30 de junho de 2024, ainda é desconhecido.
"Tem sido incrível. A comunhão que temos demonstrado entre adeptos e equipa mostra que somos verdadeiramente únicos no mundo. Foi uma decisão muito difícil, mas penso que é a melhor coisa para mim e para o Atlético. Como diz uma das canções que cantámos durante as celebrações: 'Confesso que foi o melhor da minha vida, mas agora, meu amor, chegou a hora de nos separarmos'", assumiu o camisola 10 no seu discurso de despedida.
Marcelino García Toral, responsável pela equipa basca entre janeiro de 2021 e junho de 2022, publicou a seguinte mensagem nas suas redes sociais: "Chegaste como uma criança e partes como uma lenda do teu Athletic. Para nós, serás sempre um Homem de um Clube só, quantas tardes de alegria nos deste! Para onde quer que vás, esperamos que continues a desfrutar do futebol e a fazer com que todos nós o desfrutemos. Estaremos sempre gratos a ti, Iker".
Na única época completa do treinador asturiano no San Mamés, Muniain desempenhou um papel muito importante (disputou 35 jogos só na LaLiga, marcou quatro golos - mais dois na Taça - e fez 11 assistências no total).