Marcos Alonso não vai continuar no Barcelona na próxima época
Alonso, que cresceu nas camadas jovens do Real Madrid - onde o seu avô, Marquitos, foi uma lenda -, assinou contrato com o Barcelona - onde o seu pai jogou na década de 1980 - no verão de 2022, após a passagem mais bem sucedida da sua carreira no Chelsea.
A sua passagem pelos Culé, no entanto, não foi a esperada. Na primeira época, foi confrontado com a recusa de Jordi Alba em deixar a equipa e com o aparecimento de Baldé na equipa principal. Mesmo assim, conseguiu fazer 36 jogos, mais a defesa-central do que a lateral esquerdo.
Para esta segunda época, esperava regressar à sua posição mais natural, mas as lesões impediram-no de jogar, ao ponto de apenas ter feito oito jogos.
O seu último encontro foi a 7 de novembro, contra o Shakhtar Donetsk, para a Liga dos Campeões. Desde então, incluindo a cirurgia, não voltou a jogar, embora já tenha estado no banco em dois jogos.
De acordo com Fabrizio Romano, Marcos Alonso está a viver os seus últimos meses como jogador do Barça, uma vez que o seu contrato não será renovado. O mesmo destino pode acontecer com Sergi Roberto, que dependerá do novo técnico.