O melhor driblador da LaLiga pertence ao Granada e chama-se Bryan Zaragoza
Bryan Zaragoza foi um jogador importante para o Granada durante a temporada 2022/23. O objetivo da equipa andaluza era regressar à LaLiga e conseguiu-o como líder da categoria. O jogador das camadas jovens marcou então cinco golos e não se estreou em termos de assistências, registos que já ultrapassou apesar do evidente salto de nível e do facto de ainda faltarem dois terços da época. O passo em frente é inquestionável e o seu recente estatuto de internacional é a melhor prova disso mesmo.
Já marcou o mesmo número de golos que na época anterior e fez também alguns passes decisivos. É por isso que melhorou claramente. Mesmo no pior dos cenários, se não participar em mais nenhum golo, o que seria um verdadeiro fardo para a sua equipa, estaria garantido. Com quatro cartões amarelos, mais um do que o total que recebeu na segunda divisão, já está a cumprir uma suspensão, pelo que será suspenso se receber um quinto.
Se há algo que caracteriza Bryan, a principal esperança do Nazaríes para fugir à despromoção, é a sua capacidade de iludir os adversários, uma virtude que se reflecte bem nas estatísticas: completou 74 dribles após uma dúzia de jogos (mais de seis por jogo). Está logo à frente de Vinicius Junior, que disputou três jogos a menos e está atrás por alguns décimos de ponto em média - 55 no total.
O pódio é completado por Nico Williams, com apenas meia centena, mas que está pouco à frente de Jonathan Bamba, da Costa do Marfim (49). Um perfil um pouco diferente é representado por Lucas Boyé, um atacante corpulento e acostumado a movimentar-se em muitas áreas do campo, com 47, em quarto lugar. E é preciso descer até o quinto lugar para encontrar Sávio Moreira, outra das revelações da temporada (44).
De volta à Roja?
A Espanha tem mais dois jogos neste mês de novembro da qualificação do Euro: Chipre (fora) e Geórgia (em casa). São jogos oficiais, mas o objetivo já está garantido e a única motivação é terminar no primeiro lugar do grupo - a Escócia é o principal adversário nessa tarefa -. Na sexta-feira, dia 10, Luis de la Fuente vai anunciar uma nova lista e as dúvidas são muitas , até porque o leque de candidatos é muito vasto.
Bryan, que fez a sua estreia como sénior a 12 de outubro, não estava entre os inicialmente nomeados pelo treinador de Haro, mas Yéremy Pino lesionou-se contra o Unión Deportiva Las Palmas - acabou de recuperar - deixando uma vaga. O que aconteceu naquela noite, na visita do Barcelona ao Nuevo Los Cármenes, também deve ter influenciado De la Fuente a optar por um jogador que nunca foi convocado pelas selecções jovens.