O melhor onze da LaLiga na época 2023/24: Bellingham é o príncipe no reinado do Girona
Guarda-redes
Álvaro Valles (6,9) - Las Palmas
É o quinto guarda-redes com mais defesas em toda a temporada, uma estatística dominada por Filip Jorgensen (que sofreu muito mais golos), e desempenhou um papel fundamental para evitar a despromoção.
Defesas
Antonio Raíllo (7.1) - Maiorca
O capitão do Maiorca terminou a época a um nível elevado, tendo efetuado um total de 37 recuperações de bola, muito acima da média. Além disso, somou três golos e deu duas assistências.
Eric García (7.1) - Girona
O empréstimo foi mais do que benéfico para ambas as partes, embora não tenha sido suficiente para Luis de la Fuente confiar nele para o Campeonato da Europa. Tem sido fundamental nos esquemas de Míchel Sánchez e marcou cinco golos.
Dani Carvajal (7.1) - Real Madrid
O lateral tem estado a um nível notável ao longo da época - nunca produziu tanto no ataque - e a sua equipa tem sido de longe a melhor na defesa.
Miguel Gutiérrez (7,0) - Girona
Não estará presente no Euro-2024, embora tenha conquistado o seu lugar entre os candidatos (35 jogos na LaLiga, com 2 golos e 7 assistências). O seu bom trabalho com e sem bola é fundamental.
Médios
Isco Alarcón (7,6) - Real Betis
Recebeu vários prémios MVP nos últimos meses e só uma lesão impediu a sua presença em solo alemão. Sem dúvida, uma das grandes revelações (8 golos e 5 assistências) depois da sua estranha passagem pelo Sevilha.
Jude Bellingham (7,9) - Real Madrid
Lutou pelo Pichichi do campeonato até ao último minuto, apesar de nem sequer ter sido contratado para o efeito. Os seus números são espetaculares (19 golos e 6 assistências), razão pela qual tem a pontuação mais alta de todos os mencionados.
Savinho (7,4) - Girona
O brasileiro tem sido um verdadeiro pesadelo para as defesas adversárias (9 golos e 10 assistências). Tudo indica que ele jogará no Manchester City dentro de alguns meses, o que será uma perda importante para a equipa catalã.
Vinícius Júnior (7,4) - Real Madrid
Apesar de ter sofrido alguns problemas físicos, o ex-jogador do Flamengo voltou a ser um jogador importante para o novo campeão. Ele disputou sete jogos a menos do que em 2022/23, mas marcou cinco golos a mais (15).
Avançados
Alexander Sorloth (7,2) - Villarreal
Chegou à última jornada no topo da tabela de goleadores (23 golos) e ficou a um passo de alcançar um feito individual que parecia improvável em agosto.
Artem Dovbyk (7,0) - Girona
As honras vão finalmente para o ucraniano, que levou a melhor na goleada sobre o Granada (7-0). Os seus três golos, dois dos quais de grande penalidade, valeram-lhe um lugar privilegiado no topo da tabela dos melhores marcadores da LaLiga.