Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O passado em comum de Sorloth e Dovbyk, os dois goleadores da LaLiga

Miguel Baeza
Sorloth e Dovbyk brilham na LaLiga
Sorloth e Dovbyk brilham na LaLigaVillarreal CF / Girona FC
O norueguês e o ucraniano jogaram pela mesma equipa na época 2017/18, longe de Espanha. Agora brilham na LaLiga e vão protagonizar uma das lutas interessantes da última jornada.

O futebol, por vezes, apresenta coincidências surpreendentes. É o caso de Alexander Sorloth e Artem Dovbyk, os dois melhores marcadores da LaLiga, quando falta disputar uma jornada.

Acontece que os dois avançados estiveram no mesmo clube há vários anos, nomeadamente na época 2017/18. Ambos jogaram nos dinamarqueses do Midtjylland, com o qual conquistaram o título, embora nunca tenham jogado juntos no onze. Nessa altura, o atual melhor marcador (23 golos) já dava sinais, mas o seu seguidor (21) não conseguiu ser tão decisivo como foi no Girona.

O curioso da situação é que, apesar de terem estado na disciplina do clube nórdico ao longo da referida época futebolística, não chegaram a ser companheiros de equipa. Isto porque Dovbyk aterrou na MCH Arena em janeiro de 2018, como jogador livre, para substituir a agora referência do Villarreal de Marcelino.

Contratado ao Crystal Palace por 16 milhões de euros, Sorloth deixou o Herning City a meio da janela de transferências de inverno. Até então, o atacante nascido em Trondheim havia marcado 15 golos e feito oito assistências em 26 partidas pelo Wolves.

A tentativa de Dovbyk de substituir o norueguês não deu muito certo. O ucraniano só conseguiu marcar um golo na sua época de estreia no Midtjylland e não melhorou nas épocas seguintes devido a uma cirurgia aos ligamentos cruzados, marcando apenas cinco golos antes de rumar ao Dnipro-1, onde explodiu antes de voar para o Montilivi.

A tabela dos melhores marcadores da LaLiga
A tabela dos melhores marcadores da LaLigaFlashscore

Seis anos depois de se cruzarem na competição dinamarquesa, os atacantes têm um jogo pela frente para decidir qual deles é o artilheiro de uma das principais ligas do mundo. Uma mudança drástica de realidade em relação ao que as suas carreiras ambicionavam em 2017/18.

Com o seu hat-trick contra o Real Madrid, Sorloth assumiu a liderança da classificação do Pichichi, que agora ocupa graças a 23 golos em 33 jogos. Dobvyk, por sua vez, tem uma última chance de tentar alcançar Groguet, que está atrás com 21 gols em 35 jogos.