Oficial: Atlético de Madrid vende Santiago Mouriño ao Deportivo Alavés
O Deportivo Alavés e o Atlético de Madrid chegaram a um acordo para a transferência de Álvaro Santiago Mouriño González, que se juntará ao seu novo clube por cinco anos (até 2029). Apesar de pertencer à equipa colchonera até há poucas horas, ainda não se estreou na LaLiga.
Santiago Mouriño, no entanto, conhece o futebol espanhol, uma vez que esteve emprestado ao Real Zaragoza durante a última época (disputou 29 jogos na LaLiga 2 e a Taça do Rei). Depois dessa passagem pelo La Romareda, o jovem uruguaio passou a pré-época sob as ordens de Diego Pablo Simeone.
De referir ainda que fez 14 jogos na primeira divisão do seu país, ao serviço do Racing de Montevideu, e chegou a ser convocado por Marcelo Bielsa para a seleção principal do Uruguai. Com apenas 22 anos, está destinado a estrear-se pela seleção nos próximos estágios.
O Alavés contrata (por cerca de dois milhões de euros, segundo o jornal MARCA) um defesa-central potente, de 1,86 metros de altura, que se destaca pela capacidade de antecipação, e que gosta de sair com a bola jogada graças à sua passada poderosa e ao facto de ser habilidoso com a bola. Estas qualidades podem dar-lhe um papel de destaque sob o comando de Luis García Plaza.